Museu do Louvre encerrado este domingo após roubo
O famoso Museu do Louvre, em Paris, está encerrado depois de um grupo de indivíduos terem alegadamente levada a cabo um roubo de joias. Segundo o jornal "Le Parisien", os assaltantes entraram no edifício pelo lado do cais do Sena, onde estão a decorrer obras. Utilizaram um elevador de carga para aceder diretamente à sala visada, na galeria de Apolo.
O valor do saque, adianta o mesmo jornal, ainda está a ser avaliado. Várias joias de Napoleão e da imperatriz Josephine foram roubadas, uma das quais foi encontrada fora do museu.
PUB
Em declarações à France Inter citadas pelo Le Parisien, o ministro do Interior, Laurent Nuñez, confirmou que "os indivíduos entraram pelo exterior com uma plataforma elevatória" e roubaram "joias de valor inestimável". O assalto "durou 7 minutos", avançou também.
Segundo o governo francês, "foi necessário evacuar as pessoas (...) principalmente para preservar as provas e indícios, para que os investigadores pudessem trabalhar com tranquilidade". O incidente terá ocorrido entre as 09h00 e 09h30, horas de Paris, na abertura do museu e a "a evacuação ocorreu sem incidentes", detalhou o Ministério do Interior.
O roubo foi também confirmado pela ministra da Cultura, Rachida Dati, na rede social X. "Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não há feridos a lamentar. Estou no local, ao lado das equipas do museu e da polícia. As investigações estão em curso", escreveu a ministra.
PUB
Entretanto, o Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação por roubo por suspeitas de se tratar de um grupo organizado a operar em associação criminosa. A investigação foi confiada à Polícia Judiciária local, com o apoio do gabinete central de luta contra o tráfico de bens culturais (OCBC, na sigla em francês)». "Os danos estão a ser avaliados e as investigações estão em curso", acrescentou.
Segundo a imprensa francesa, o Louvre acolheu em 2024 perto de 9 milhões de visitantes, 80% dos quais estrangeiros. Nas redes sociais, o museu anunciou apenas o encerramento este domingo "por motivos excecionais".
PUB
(Notícia atualizada com mais informação às 11h33)
Mais lidas
O Negócios recomenda