Eurodeputados: Portugal é um "bom exemplo" dos resultados de um programa de ajustamento
"Estamos muito satisfeitos de ver a situação económica melhorar tanto. Este é um bom exemplo de um país que passou por um duro programa de ajustamento, mas que agora está num ciclo virtuoso, de consolidação orçamental, redução do défice nominal e ao mesmo tempo crescimento económico, através da competitividade, exportações e procura interna", afirmou Roberto Gualtieri.
PUB
O presidente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu falava numa audição na Assembleia da República, a propósito de uma visita de 11 eurodeputados de nove países a Lisboa, no contexto da monitorização pós-programa de assistência e que tem como objectivo aferir a situação económica e financeira do país, as reformas estruturais, a supervisão do sector bancário e o orçamento para 2018.
Do lado dos deputados portugueses, o social-democrata Pedro Marques concordou que a saída da crise "é um caso de sucesso" e justificou a redução do défice conseguida pelo actual Governo com um aumento de impostos, "investimento público a zero" e com as cativações.
PUB
A cativação de despesa foi um tema que motivou a curiosidade dos eurodeputados, e que levou o socialista Fernando Rocha Andrade a explicar que dizem respeito a despesas que só podem ser realizadas com a autorização do ministro das Finanças, enquanto o PSD criticou a falta de transparência desse instrumento.
PUB
Em cima da mesa estiveram ainda assuntos como o mercado único de capitais, o pagamento de impostos sobre grandes empresas a nível europeu, o 'Brexit', entre outros.
Os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários estiveram reunidos hoje de manhã com o ministro das Finanças, Mário Centeno, e têm marcada uma reunião com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, a partir das 15:30.
PUB
Em ambos os encontros apenas está prevista a recolha de imagens pela comunicação social.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Eurodeputados Assembleia da República ministro das Finanças Mário Centeno Pedro Marques Fernando Rocha Andrade presidente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento EuropeuQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda