Gorbachov diz que a Rússia "tem várias Catalunhas"
As declarações surgiram em resposta a um leitor que o questionou se poderia ser estabelecido um paralelismo entre o desafio da independência da Catalunha e os numerosos conflitos territoriais que surgiram nos últimos anos na antiga União Soviética, muitos dos quais não resolvidos.
PUB
Mikhail Gorbachov, considerado um dos responsáveis pelo fim da Guerra Fria, também falou da 'perestroika', uma fase de reformas internas que ele próprio iniciou na União Soviética.
"Graças ao que foi uma realidade, e apesar de ter sido interrompida, deu um impulso que pôs em movimento não apenas o nosso país e a nossa gente, mas também o mundo inteiro", afirmou em resposta a um leitor que lhe perguntou se se considerou responsável por a União Soviética não ter resistido às reformas propostas.
PUB
Gorbachov classificou o seu livro como sendo a sua primeira autobiografia oficial, no qual expressa a sua opinião sobre pessoas como o ditador soviético, Josef Stalin, e o actual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, entre outros assuntos, como a anexação da Crimeia.
Mais lidas
O Negócios recomenda