Presidente do Parlamento Europeu "convencido que o pior já passou" em Portugal
O presidente do Parlamento Europeu expressou esta segunda-feira, 8 de Maio, a satisfação dos representantes do projecto europeu por poderem "contar com o apoio de uma nação cujo povo sempre foi dedicado à Europa", deixando ainda um elogio aos "feitos e sacrifícios que o povo português fez durante a difícil crise económica".
PUB
Numa declaração feita à TSF na véspera da comemoração do Dia da Europa, que se assinala na terça-feira, Antonio Tajani reconheceu que o período de crise "não tem sido fácil [e] ainda é difícil" para os portugueses. "Mas graças à sua coragem e orgulho, estou convencido que o pior já passou", acrescentou o político de origem italiana.
PUB
O antigo porta-voz de Silvio Berlusconi, que integrou o Executivo comunitário de Durão Barroso e que ocupa a presidência do Parlamento Europeu desde 17 de Janeiro deste ano, assinalou que "Portugal tem um papel decisivo a desenrolar" no contexto lusófono, sobretudo numa altura em que é preciso "encorajar mais África, através da diplomacia económica".
PUB
"E o mesmo é válido para a América do Sul, e o Brasil, em particular. Partilhamos ligações históricas e culturais, os mesmos valores e aspirações. Em conjunto com Portugal, queremos reforçar a nossa relação com a América latina avançando com negociações no Mercosul, criando uma economia mais forte, bem como ligações políticas", sintetizou Tajani.
Saber mais sobre...
Saber mais Europa União Europeia Parlamento Europeu Antonio Tajani crise portuguesesAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda