Semana decisiva para o Orçamento de Centeno

Pré-avaliação de esboço orçamental pela Comissão Europeia, debate no Parlamento Europeu, previsões macroeconómicas de Bruxelas marcam uma semana.
governo orçamento centeno costa
Bruno Simão
Rui Peres Jorge 06 de Novembro de 2016 às 21:30

Após a aprovação na generalidade no Parlamento, o Orçamento do Estado enfrentará esta semana vários momentos de escrutínio. Por cá, os deputados começarão a analisar o documento na especialidade com audições aos ministros sectoriais; na Europa a estratégia será analisada em três planos.

PUB

Esta segunda-feira a Comissão Europeia decide se devolve ou não o esboço orçamental para reformulação em Lisboa – o que fará se identificar um desvio orçamental significativo (superior a 0,5 pontos de PIB) face à meta de redução do saldo estrutural de 0,6 pontos.

A devolução do documento implicaria a necessidade de mais medidas de consolidação orçamental. Se não o fizer – o que é o cenário mais provável – o documento continuará a ser analisado em Bruxelas. A avaliação final e as recomendações serão conhecidas nas duas semanas seguintes.

PUB

Na terça-feira, Mário Centeno irá ao Parlamento Europeu no âmbito do "diálogo estruturado" que o Parlamento está a promover na sequência do procedimento de suspensão de fundos estruturais a Portugal e Espanha por mau desempenho orçamental entre 2012 e 2015. A opinião do Parlamento será tida em conta na proposta da Comissão que deverá chegar ainda em Novembro.

Quarta-feira, a Comissão Europeia deverá divulgar as suas novas previsões para a economia da UE.  Este é um factor importante para a credibilidade do Governo, permitindo perceber se Bruxelas considera realistas os pressupostos macroeconómicos em que assenta o Orçamento, nomeadamente crescimento, investimento, emprego e défice público.

PUB

Depois da aprovação na generalidade, o OE ainda tem um caminho a percorrer no Parlamento, ao mesmo tempo que é julgado em Bruxelas. 

07.11.2016

PUB

Bruxelas emite opinião sobre draft

Esta segunda-feira termina o prazo para a Comissão Europeia decidir se devolve ou não o esboço orçamental que o Governo lhe enviou para reformulação. Pode devolver o documento a Lisboa ou, o que parece ser mais provável, permitir que o documento continue a ser analisado. A avaliação final e as recomendações serão conhecidas nas duas semanas seguintes.

09.11.2016

PUB

Novas previsões da Comissão Europeia

Nesta quarta-feira, a Comissão Europeia deverá divulgar as suas novas previsões sobre a economia da UE. Este é um factor crítico para o Governo, permitindo perceber se Bruxelas considera realistas os pressupostos macroeconómicos em que assenta o Orçamento.

18.11.2016

PUB

Limite para propor alterações ao OE

Entre 7 e a 18 de Novembro decorre mais uma fase do debate na especialidade. É nesta altura que as matérias são analisadas mais ao pormenor. 18 de Novembro é o prazo final para os partidos entregarem propostas de alteração ao OE.

29.11.2016

PUB

Orçamento do Estado em votação final

A 24 e 25 de Novembro os deputados discutem as propostas  de alteração entregues, que são depois votadas a 28. Um dia depois é a votação final do documento já com as alterações aprovadas. A redacção final do OE deve estar pronta até 15 de Dezembro. O decreto da Assembleia segue depois para a mesa do Presidente da República.

PUB

Primeiro-ministro

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Orçamento Comissão Europeia Parlamento Europeu
Pub
Pub
Pub