Reporte de dados do emprego público adiado para julho
O reporte de dados do emprego público relativo ao primeiro trimestre vai ser adiado por três meses, só sendo feito em julho e juntamente com os dados do segundo trimestre, disse ao Negócios fonte do Governo.
PUB
A renovação do Estado de Emergência permite que a ministra da Administração Pública altere os prazos para que os organismos públicos reportem os dados exigidos no Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE). No entanto, o diploma do Governo só abre essa possibilidade, sem apresentar novas datas para o envio dessa informação. Questionada pelo Negócios, fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública disse que o registo da informação sobre o emprego público sobre o primeiro trimestre - e que deveria ocorrer até 15 de abril - “será efetuado em simultâneo com o registo e atualização de dados reportados ao segundo trimestre”.
Ou seja, e segundo o diploma que define os termos do SIOE, os organismos públicos vão ter de reportar, entre 1 e 15 de Julho, não só os dados referentes ao segundo trimestre, como as estatísticas dos funcionários públicos adiadas agora.
Recorde-se que, para manter as séries estatísticas, ficou definido na lei que os empregadores públicos têm de atualizar, no SIOE, a informação referente aos recursos humanos quatro vezes por ano, num período predefinido de quinze dias.
PUB
Ora, um desses momentos ocorria agora, em pleno estado de emergência pela pandemia da covid-19. Caso não o fizessem, a lei que define o SIOE prevê a retenção de 10% da dotação orçamental destinada a esse serviço público.
Dadas as medidas excecionais de combate à pandemia do novo coronavírus, o gabinete da ministra Alexandra Leitão justifica o adiamento com “as dificuldades notórias de recolha e de atualização de informação sobre recursos humanos pelos empregadores públicos”, sobretudo nos serviços essenciais (profissionais de saúde, das forças armadas e serviços de segurança, entre outros).
Gerido pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, este sistema serve de base às sínteses estatísticas do emprego público, que são divulgadas trimestralmente. E inclui a informação e a caracterização organizacional de todos os serviços e entidades públicas, nas suas diferentes tipologias, incluindo os recursos humanos, sobretudo sobre os organismos da Administração Direta e Indireta do Estado.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda