Tarifas de Trump atiram EUA para contração

A maior economia mundial sofreu uma contração de 0,3% no primeiro trimestre deste ano. Este é o primeiro trimestre com saldo negativo desde 2022.
EUA estados unidos bandeira
DR
Pedro Curvelo 30 de Abril de 2025 às 14:36

O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos sofreu uma contração de 0,3% no primeiro trimestre deste ano, a primeira descida desde 2022, segundo as estimativas rápidas divulgadas esta quarta-feira pelo Gabinete de Análise Económica do país.

PUB

"A descida no PIB real no primeiro trimestre reflete principalmente um aumento nas importações e uma descida na despesa pública. Estes movimentos foram aliviados em parte pelo crescimento no investimento, despesas dos consumidores e exportações", refere o comunicado.

O aumento de 5,3% nas importações, que levam, aliás, a um crescimento de 1.474% nos inventários, pesaram de forma decisiva na evolução negativa da maior economia mundial. Esta mais do que duplicação nos inventários espelha a corrida das empresas a acumular stocks antes da entrada em vigor das tarifas decretadas pela Administração Trump.

PUB

As despesas das famílias, que representam cerca de dois terços do PIB, cresceram apenas 1,8%, o valor mais baixo desde meados de 2023.

Pub
Pub
Pub