Trump diz que há "50-50 de hipóteses" de um acordo comercial com a UE
Donald Trump, Presidente dos EUA, decidiu aumentar a incerteza relativamente a um acordo comercial entre o país e a União Europeia (UE). "Diria que há 50-50 de hipóteses, talvez menos do que isso, mas uma hipótese de 50% de fazermos um acordo com a UE", disse nesta sexta-feira, citado pela Bloomberg.
A declaração surge no final de uma semana que ficou marcada por notícias que davam conta de um entendimento entre os dois blocos económicos em torno de tarifas de 15%. Donald Trump acrescentou ainda que as negociações continuam e as duas partes estão a trabalhar "de forma próxima" com o objetivo de fechar um acordo comercial.
PUB
No início do mês, Donald Trump enviou uma carta à União Europeia a dizer que entrarão em vigor tarifas de 30% para os bens importados da UE, além de outras taxas específicas que já estão em vigor: como as de 25% para peças automóveis e de 50% para o aço e alumínio. A data para a entrada em vigor destas tarifas é 1 de agosto, exceto se houver um acordo entre as partes.
Recentemente, os EUA firmaram um acordo comercial com o Japão, com tarifas de 15%, o que deu algum "alento" às negociações da UE.
No entanto, os responsáveis europeus já referiram no passado que estão prontos para retaliar caso o acordo com os EUA não seja alcançado, um pacote de contramedidas que pode chegar aos 100 mil milhões de euros.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda