Brasil deverá crescer 2,5% em 2018, diz ministro das Finanças
O governante, que intervinha no Seminário Internacional de Alto Nível Brasil-China, acrescentou que em 2017 a economia brasileira crescerá 1,6%.
PUB
"O facto de estarmos a crescer, com uma recuperação de 1,6% no próximo ano e de 2,5% no ano seguinte, não quer dizer que vá parar por aí [...] Vamos trabalhar para fazer as reformas fundamentais para que o Brasil volte a ter taxas de crescimento em torno de 4% ao ano, em média, como já teve no passado", disse.
PUB
Na sua apresentação, o ministro explicou que o país entrou num período de recessão com a expansão das despesas públicas. Mas essa situação já foi revertida, retomando os índices positivos de confiança na indústria e entre os consumidores.
A estimativa do ministro das Finanças é mais optimista do que os dados do mercado, divulgados pelo Banco Central do Brasil.
PUB
De acordo com o último boletim Focus, uma pesquisa realizada semanalmente pelo órgão com base nas previsões de 100 analistas de instituições privadas, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá uma expansão de 2% em 2018 e crescerá 1,23% em 2017.
PUB
O optimismo de Henrique Meirelles também destoa das previsões do último relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado em 19 de Julho, e que indicava que a economia brasileira deveria crescer 0,5% em 2017, sem citar estimativas para 2018.
Saber mais sobre...
Saber mais Brasil Banco Central do Brasil Produto Interno Bruto Henrique Meirelles Fundo Monetário InternacionalMais lidas
O Negócios recomenda