Senado dos EUA aprova novo tratado de comércio com México e Canadá
O acordo, uma das promessas eleitorais do Presidente Donald Trump, foi aprovado com 89 votos a favor e dez contra e substitui o tratado assinado há 25 anos, quando Bill Clinton era Presidente dos Estados Unidos.
PUB
O novo tratado é aprovado um dia depois de os Estados Unidos e a China terem assinado um acordo parcial para colocar fim a quase dois anos de guerra comercial.
Estados Unidos, Canadá e México assinaram este novo acordo em novembro de 2018, mas o processo de ratificação demorou mais de um ano devido a exigências dos sindicatos dos Estados e dos Democratas em matéria de regras referentes ao trabalho e ao meio ambiente.
Para que o acordo comercial norte-americano entre em vigor é necessária ainda a assinatura por parte de Donald Trump e a ratificação pelo Parlamento do Canadá. O México já tinha dado aval positivo ao acordo em junho passado.
PUB
O Presidente mexicano, Andrés López Obrador, já festejou a ratificação deste pacto comercial por considerar que significa "mais confiança no México para a chegada de investimentos, para que se instalem empresas, que haja trabalho com bons salários e bem-estar no país".
Saber mais sobre...
Saber mais México Estados Unidos Canadá EUA Bill Clinton Donald Trump política comércio NAFTAMais lidas
O Negócios recomenda