Temer dá posse a 11 ministros numa remodelação habitual em ano de eleições
O presidente brasileiro Michel Temer vai dar posse a 11 novos ministros esta terça-feira, 10 de Abril. A principal razão que provocou esta remodelação prende-se com a saída de ministros que vão ser candidatos nas eleições do próximo mês de Outubro, isto depois de no passado sábado ter terminado o prazo para que os ministros (um total de sete) que se querem candidatar efectivassem a respectiva saída de funções executivas.
De acordo com a Globo, três ministros que estavam actualmente a desempenhar funções interinamente vão ser confirmados como titulares efectivos das pastas do Trabalho (Helton Yomura), Direitos Humanos (Gustavo Rocha) e Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Marcos Jorge).
PUB
Para lá dos 11 novos ministros, Gilberto Occhi e Valter Casimiro já assumiram formalmente funções respectivamente como ministros da Saúde e dos Transportes, Portos e Aviação Civil na semana passada.
Eduardo Guardia é o novo responsável pelas Finanças
PUB
Grande é a expectativa em torno do novo ministro das Finanças, Eduardo Guardia, que também assume oficialmente a pasta esta terça-feira, substituindo no cargo Henrique Meirelles, que abandonou funções para tentar construir uma candidatura presidencial.
O Estadão escreve que no Ministério da Fazenda (equivalente às Finanças) reina a apreensão dado que se teme que Eduardo Guardia não beneficie da mesma receptividade e capacidade de influência junto de Michel Temer. Teme-se ainda que o novo ministro não consiga conter o volume da despesa em ano eleitoral.
Mais lidas
O Negócios recomenda