Time escolhe para personalidade do ano jornalistas que lutaram pela verdade
Foram várias as personalidades do ano de 2018 para a revista Time que escolheu quatro jornalistas individuais e um grupo de jornalistas, da Capital Gazette que ao longo do ano em curso ajudaram a expor "a manipulação e abuso da verdade" em todo o mundo.
PUB
O anúncio e a divulgação das quatro capas da mais famosa edição anual da revista norte-americana foram feitos esta terça-feira, 11 de Dezembro. A publicação caracteriza os distinguidos como "os guardiães", escolhidos pela sua "guerra pela verdade".
Em causa estão o jornalista e colunista do Washington Post Jamal Khashoggi, assassinado no consulado da Arábia Saudita na Turquia, a jornalista Maria Ressa, CEO do site Rappler que tem sido perseguida judicialmente nas Filipinas, as jornalistas Wa Lone e Kyaw Soe Oo, que estiveram presas no Myanmar durante quase um ano após terem reportado sobre o extermínio da minoria de muçulmanos Rohingya, e ainda a equipa da Capital Gazette, um jornal do Estado de Maryland cuja redacção foi alvo de um tiroteio por parte de um homem armado que matou quatro jornalistas e um comercial da publicação.
Em declarações ao Today, o editor-chefe da revista Time, Edward Felsenthal, defende que após reflexão sobre as escolhas possível, a publicação considera que ficou "claro" que "a manipulação e abuso da verdade é realmente uma ameaça comum em muitas das principais histórias deste ano, da Rússia a Riyadh, em Sillicon Valley".
PUB
A Time justifica ainda a escolha deste conjunto de jornalistas com o facto daqueles terem "assumido enormes riscos" na busca da verdade e porque simbolizam algo maior que eles próprios: "eles representam uma luta mais ampla travada por inúmeros outros [jornalistas] em todo o mundo", disse o editor-chefe. Edward Felsenthal salienta ainda que até ao passado dia 10 de Dezembro há registo de pelo menos 52 jornalistas assassinados, "que arriscaram tudo para contar a história do nosso tempo"-
(Notícia actualizada às 14:10)
Saber mais sobre...
Saber mais revista Time personalidade do ano jornalistas Capital Gazette Maria Ressa Jamal Khashoggi Kyaw Soe Oo Edward FelsenthalNão nos tomem por tolos, sff
Depois da tempestade
Mais lidas
O Negócios recomenda