BoE corta taxas de juro em 25 pontos-base. Decisão não foi consensual
O Banco de Inglaterra (BoE) anunciou esta quinta-feira, 8 de maio, um corte nas taxas de juro em 25 pontos base, para 4,25%, conforme apontavam as previsões do mercado.
Depois de ter mantido os juros diretores inalterados na última reunião de política monetária, a decisão tomada agora pelo BoE chega numa altura em que as políticas comerciais da Administração norte-americana pressionam o crescimento da economia do Reino Unido e não só.
PUB
A decisão não foi consensual entre os decisores. Cinco membros do Comité de Política Monetária do BoE votaram a favor de uma redução de um quarto de ponto percentual, avança a Bloomberg, enquanto dois queriam uma redução maior, de meio ponto. Outros dois dos decisores de política monetária no país votaram a favor da manutenção das taxas.
O comité manteve a sua orientação de que a flexibilização deve continuar a ser "gradual e cuidadosa" à luz da volatilidade que se tem feito sentir na economia global causada pelas tarifas de Trump.
"As pressões inflacionistas continuaram a diminuir, pelo que pudemos voltar a reduzir as taxas hoje", disse o governador do BoE, Andrew Bailey, numa declaração que acompanhava a decisão. "As últimas semanas mostraram como a economia global pode ser imprevisível. É por isso que precisamos de manter uma abordagem gradual e cuidadosa", acrescentou o líder do banco central de Inglaterra.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda