Catarina Martins pede a Costa que anuncie rapidamente solução de Governo
A líder do Bloco de Esquerda defende que o primeiro-ministro deve ser "rápido" a anunciar uma solução para o Governo, que perdeu três secretários de Estado por estes terem viajado há um ano a convite da Galp para assistir a jogos do campeonato europeu de futebol. "
PUB
"Julgo que o país precisa de uma solução mais cedo do que mais tarde", acrescentou, admitindo a delicadeza do tema. "Compreende-se a sensibilidade desta alteração neste momento".
O pedido de demissão de três secretários de Estado (Assuntos Fiscais, Indústria e Internacionalização) e aceitação por parte do chefe de Governo foi conhecida domingo, 9 de Julho.
PUB
As saídas dos três secretários de Estado acontece após Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira terem solicitado ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro 2016. A líder bloquista relembrou que é "eticamente reprovável" qualquer confusão entre a política e os interesses de grupos económicos e que, se a justiça está a fazer o seu caminho, a política deve fazer "mais e melhor". "
A líder bloquista relembrou que é "eticamente reprovável" qualquer confusão entre a política e os interesses de grupos económicos e que, se a justiça está a fazer o seu caminho, a política deve fazer "mais e melhor".
PUB
Catarina Martins desvalorizou o impacto que estas saídas podem ter nas negociações para o Orçamento do Estado para 2018, cujas negociações o Governo pretendia retomar a seguir ao debate do Estado da Nação. O OE tem de ser entregue até 15 de Outubro, recordou.
PUB
PCP prioriza políticas em detrimento de nomes
Já o PCP não quis tecer comentários à remodelação governamental em curso. Através do deputado António Filipe, os comunistas garantem que não têm "nenhum comentário a fazer" relativamente à futura composição do Executivo, salientando que importante é que "prossiga a concretização" de políticas que dêem "expressão à vontade de mudança" expressa nas últimas legislativas.
PUB
"É essa a preocupação do PCP", reiterou o deputado comunista em declarações feitas na Assembleia da República. Até porque é no Parlamento o local onde o PCP quer continuar "a bater-se por políticas" favoráveis aos portugueses, insiste António Filipe que identifica nas áreas como a "legislação laboral e questões de soberania" os temas em que o partido pretende ver empreendidos esforços.
Saber mais sobre...
Saber mais Catarina Martins António Costa Remodelação Governo secretários de EstadoMais lidas
O Negócios recomenda