Marcelo na Madeira para avaliar planos de reconstrução
Na terceira deslocação à Madeira em cinco meses e meio de mandato, Marcelo Rebelo de Sousa chega ao final da tarde ao Funchal para uma reunião no Regimento de Guarnição n.º3 - onde estiveram 600 pessoas acolhidas provisoriamente durante os incêndios que deflagraram a 08 de agosto - com todos os envolvidos na execução do plano de emergência, informa uma nota da Presidência da República.
PUB
Os incêndios deflagraram na freguesia de São Roque, no Funchal (ilha da Madeira), e alastraram-se a outras localidades do concelho, provocaram três mortos, cerca de mil desalojados temporários, cerca de duas centenas de casas danificadas e avultados danos materiais.
O chefe de Estado visitará ainda hoje zonas de reconstrução e de realojamento no Funchal, onde os incêndios queimaram cerca de 22% da área do concelho, estimando a autarquia que os prejuízos tenham sido na ordem dos 61 milhões de euros.
PUB
O Governo Regional da Madeira avaliou em 157 milhões de euros as necessidades para fazer frente aos prejuízos causados pelos incêndios na segunda semana de Agosto, informou na sexta-feira o secretário regional das Finanças e Administração Pública, Rui Gonçalves.
O governante madeirense revelou também que 62,5 milhões de euros já têm financiamento garantido. Dos 157 milhões de euros, 100 milhões são de prejuízos e o restante são para medidas preventivas, onde se incluem a limpeza escarpas e taludes, que perderam o coberto vegetal.
PUB
A visita do Presidente da República à Madeira prossegue até dia 30 de agosto e inclui visitas a áreas afetadas pelos fogos na vila da Calheta e deslocações às ilhas Desertas e às ilhas Selvagens.
O Presidente tem vindo a visitar algumas das regiões mais afectadas pelos incêncios. Na quinta-feira, dia 25, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no concelho de São Pedro do Sul, nomeadamente na Aldeia da Arada e no Monte de S. Macário, onde visitou algumas das áreas afetadas pelos incêndios que atingiram o concelho neste Verão.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa Incêndios Região Autónoma da MadeiraMais lidas
O Negócios recomenda