Morreu José Junqueiro, antigo dirigente e vice-presidente da bancada do PS
O antigo dirigente e vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, José Junqueiro, morreu nesta quarta-feira aos 72 anos, óbito que foi transmitido aos deputados pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, antes do período de votações.
"Acabei de ser informado que faleceu José Junqueiro, com quem tive o privilégio de ser também deputado em anteriores legislaturas. Assinalo as condolências ao PS e à sua família, certo que expresso o sentimento de pesar de toda a Assembleia da República", declarou José Pedro Aguiar-Branco.
PUB
José Junqueiro, antigo secretário de Estado, professor aposentado da Universidade de Aveiro, adepto do Sporting e antigo vereador na Câmara de Viseu, foi consecutivamente eleito deputado do PS entre 1995 e 2015, sempre pelo círculo de Viseu.
Entre outras funções políticas, José Junqueiro foi secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo Governo liderado por José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) no segundo executivo de António Guterres.
Por várias vezes foi membro do Secretariado Nacional do PS, coordenador socialista na Comissão de Equipamento Social e liderou a Federação de Viseu.
PUB
Do ponto de vista político, no PS, José Junqueiro foi um dirigente socialista próximo primeiro da liderança de António Guterres entre 1992 e dezembro de 2001 e depois de António José Seguro entre 2011 e 2014.
Com a vitória de António Costa nas eleições primárias socialistas em setembro de 2014, em que derrotou António José Seguro, José Junqueiro deixou de ser candidato a deputado do PS após as eleições legislativas de 2015 e afastou-se da primeira linha da vida política.
Saber mais sobre...
Saber mais Política Parlamento Eleições primárias Eleições Partido Socialista Viseu António José Seguro António Guterres António Costa José SócratesAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda