Nunca o PS teve tantas câmaras

Nunca o PS conquistou tantas câmaras, nem o PSD e a CDU venceram em tão poucos concelhos. Domingo, os grupos de cidadãos também saíram ganhadores. Já o CDS somou o seu sexto município ao mapa autárquico.
fernando medina antónio costa autárquicas
Bruno Colaço
João Maltez e Mónica Santos - Infografia 02 de Outubro de 2017 às 22:47

No jogo dos ganhos e perdas das autárquicas do último domingo, o PS, com  a vitória eleitoral em 159 concelhos, é o vencedor óbvio. O mapa do país autárquico retomou a 1 de Outubro a expansão do tom rosa que começou a desenhar-se há quatro anos.

PUB

Os socialistas nunca tiveram  a presidência de tantas câmaras, tal como, em contraponto, nunca o PSD (sozinho ou coligado) conquistou tão poucos municípios (98). De perdas importantes é também a conta que faz o PCP, já que a sua coligação com o PEV (a CDU) viu reduzidos para 24 (menos 10  do que há quatro anos), o número de concelhos no mapa autárquico.

Os resultados de domingo denotam também um reforço do número de coligações de cidadãos, os chamados independentes, que agora chegaram às 17 câmaras (mais quatro).  À coloração concelhia do país, o CDS acrescenta um município. Passou a ter seis, mas continua longe da expressão autárquica de outros anos.

PUB
Nunca o PS teve tantas câmaras

(Mapa alterado para rectificar resultados em alguns municípios)

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Autárquicas PS PSD CDU CDS independentes
Pub
Pub
Pub