PS quer adiar para Setembro votação para Provedor de Justiça
"Estamos a conversar com o PSD de forma a que em Setembro seja possível eleger, mediante um acordo conjugado", o novo Provedor de Justiça, os novos quatro membros para o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e o novo membro para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, disse ao Negócios fonte do grupo parlamentar do PS.
PUB
Estas votações estavam agendadas para a reunião plenária da próxima 4ª feira, 19 de Julho, a última desta sessão legislativa. São nomes em que tem de haver um acordo com o PSD que, aparentemente, não terá sido ainda possível alcançar.
PUB
Fonte do PSD explica mesmo que o prazo para a apresentação de nomes ao Parlamento terminava na passada sexta-feira, 14, e que nenhuma lista deu entrada.
PUB
No caso do Provedor de Justiça, o actual titular do cargo José de Faria Costa, foi indicado pelos socialistas em 2013 e termina agora o seu primeiro mandato. Há um ano, quando foi eleito o presidente do Conselho Económico e Social, indicado pelos socialistas, PS e PSD acordaram que o próximo provedor de Justiça, numa futura eleição, seria indicado pelos sociais-democratas.
PUB
Terá sempre, em todo o caso, de ter o acordo do PS, para que não se arrisque um chumbo no Parlamento. Um chumbo foi, aliás, o que aconteceu com a eleição para o Conselho de Fiscalização das Secretas. O PSD indicou a sua vice-presidente e deputada Teresa Morais, que falhou os dois terços necessários para ser eleita pela Assembleia da República, graças à oposição da esquerda.
O presidente do Conselho Nacional de Educação e doze membros que constituem esta entidade, bem como dois novos membros para a Comissão Nacional de Protecção de Dados, que deveriam igualmente ser eleitos a 19 de Julho, só o deverão ser também em Setembro, "por conjugação da maioria de esquerda", diz a mesma fonte do grupo parlamentar do PS.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais José de Faria Costa PSD Provedor de Justiça Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho de Fiscalização das Secretas Teresa Morais Comissão Nacional de Protecção de DadosMais lidas
O Negócios recomenda