Rentrées dos partidos começam esta semana e há dois líderes a estrearem-se
Entre festas, convenções e conferências, os partidos políticos começam esta semana a retomar a atividade política, com o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, e a líder da IL, Mariana Leitão, a estrearem-se em 'rentrées'.
O PSD vai dar o tiro de partida com a tradicional Festa do Pontal, que se realiza na quinta-feira no Calçadão de Quarteira, em Loulé, e que contará com um discurso do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
PUB
Desde que é líder do PSD, em 2022, Montenegro tem aproveitado a 'rentrée' política para anunciar novas medidas ao país. No ano passado, por exemplo, na primeira vez que foi ao Pontal enquanto primeiro-ministro, anunciou um suplemento extraordinário para as pensões mais baixas.
O Chega, até ao momento, ainda não definiu como nem onde vai ser a sua 'rentrée' política que, nos últimos anos, tem sempre consistido num jantar comício no Algarve.
Entre os líderes partidários que se vão estrear em 'rentrées' está o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, eleito em junho, que, apesar de não ter nenhum evento para marcar formalmente o retomar da atividade política, vai participar na Convenção Autárquica do partido, em 6 de setembro, em Coimbra.
PUB
Anunciada por José Luís Carneiro logo após ter sido eleito secretário-geral do PS, a Convenção Autárquica irá servir, segundo disse, para garantir que os candidatos autárquicos do partido assumem "a sua vinculação aos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade".
Outra líder que se vai estrear em 'rentrées', é a nova presidente da IL, Mariana Leitão, que irá discursar no evento tradicional do partido para marcar o recomeço da atividade política: a festa "A'gosto da Liberdade", em 30 de agosto em Albufeira.
O Livre, que costuma organizar em setembro um evento intitulado "Os Setembristas", que visa promover o debate de ideias, este ano ainda não fechou a sua 'rentrée', sabendo-se apenas até ao momento que se realizará em 6 e 7 de setembro no Porto.
PUB
Já o PCP, como é costume, marcará a sua rentrée com a Festa do Avante!, em 5, 6 e 7 de setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal, mas, antes do tradicional certame comunista, o secretário-geral do partido, Paulo Raimundo, já terá várias iniciativas no país, por exemplo um jantar comício esta sexta-feira em Vila Real de Santo António.
O CDS-PP indicou apenas que a sua 'rentrée' vai-se realizar em 06 de setembro em Vale de Cambra, enquanto o BE volta a organizar o seu tradicional Fórum Socialismo, entre 30 e 31 de agosto em Coimbra.
Entre os oradores que irão participar neste fórum de debates, além da coordenadora do partido, Mariana Mortágua, estão as eurodeputadas Catarina Martins (BE) e Marta Temido (PS) e o ex-líder do partido Francisco Louçã.
PUB
O PAN ainda se encontra a detalhar a sua 'rentrée', mas antecipa desde já que irá procurar associar vários eventos à comemoração dos 30 anos da lei de proteção animal, que se assinalam no fim de semana de 13 e 14 de setembro, a começar com uma conferência em Lisboa em 12 de setembro.
Já o deputado único do JPP, Filipe Sousa, afirma que não irá assinalar qualquer 'rentrée', porque o seu partido "não vive de arranques, está sempre em movimento".
"Continuamos a trabalhar no terreno, a ouvir, a propor e a estar presentes. Setembro será apenas mais um capítulo dessa missão", indicou à Lusa.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Política Partido Socialista José Luís Carneiro Coimbra Bloco de Esquerda Partido Social Democrata Mariana Leitão Luís Montenegro Algarve Loulé Lisboa Marta Temido Catarina Martins Festa do Avante!Mais lidas
O Negócios recomenda