AICEP "senta" 300 empresas com delegados espalhados pelo mundo
Cerca de 300 empresas portuguesas foram convocadas pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para reuniões com 30 delegados da instituição pública, que estão colocados em diferentes mercados internacionais e, como habitual no início de cada ano, viajaram até à base para participar no Seminário Diplomático, que decorreu a 3 e 4 de janeiro, em Lisboa.
PUB
Os encontros com as exportadoras estão a ser realizados esta terça-feira, 8 de janeiro, no formato de mesa-redonda, com cerca de uma dezena de empresas por sessão com cada delegado. Depois da confirmação de que 2018 foi o ano de maior captação de investimento estrangeiro desde criação desta agência pública, fonte oficial explicou ao Negócios que "a ideia foi colocar em contacto as empresas com interesses nestes mercados e quem está no terreno".
PUB
Estas reuniões com as empresas são uma novidade introduzida em 2019 pela entidade liderada por Luís Castro Henriques, uma vez que nos anos anteriores a presença dos delegados da AICEP era "apenas" aproveitada para a transmissão da estratégia geral da instituição e para a realização de reuniões internas de balanço para cada mercado, além da planificação das ações que irão acontecer ao longo do ano.
PUB
Na véspera, esta segunda-feira, os mesmos delegados da AICEP já tinham também estado a trocar impressões com quase três dezenas de associações empresariais, como a AEP, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa ou a NERLEI (Leiria), assim como várias outras organizações setoriais, representativas de indústrias tão diversas como a agroalimentar, automóvel, vestuário ou construção.
PUB
Lista de associações setoriais participantes:
PUB
- Aeronáutica, Espaço e Defesa: AEDCP;
- Agroalimentar: Portugal Foods, Portugal Fresh, InovCluster e AGAVI;
- Automóvel: AFIA e Mobinov;
PUB
- Metalurgia, Metalomecânica e Eletromecânica: AIMMAP e ANEME;
- Moda e vestuário: Selectiva Moda, Moda Lisboa e CENIT/ANIVEC;
- Calçado: APICCAPS;
PUB
- Curtumes: APIC;
- Ourivesaria e Relojoaria: AORP;
- Construção: AICCOPN e ASSIMAGRA;
PUB
- Mobiliário: APIMA;
- Iluminação: AIPI;
- Moldes: CEFAMOL;
PUB
- Cerâmica: APICER;
- Água: PPA;
- Tecnologias de Informação: ANETIE;
PUB
- Farmacêutico: APIFARMA.
Saber mais sobre...
Saber mais empresas aicep. diplomacia exportação internacionalização castro henriquesMais lidas
O Negócios recomenda