Flexdeal que reforçar participação na Raize para 51%

A Flexdeal lembrou que é "atualmente o maior acionista da Raize, sendo detentora de 2.460.523 ações, que representam 49,21% do capital social e direitos de voto" da empresa.
Alberto Amaral é CEO de ambas as empresas.
DR
Lusa 20 de Janeiro de 2026 às 19:43

A Flexdeal anunciou que pretende reforçar participação na plataforma Raize para 51%, dos atuais 49,21%, estando a aguardar autorização do Banco de Portugal (BdP), segundo um comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Flexdeal, uma Sociedade de Investimento Mobiliário para Fomento da Economia em Portugal (SIMFE) informou que "apresentou ao Banco de Portugal comunicação prévia sobre a intenção de aumentar a participação qualificada na Raize -- Instituição de Pagamentos, S.A. até 51% do capital social e dos direitos de voto".

PUB

Segundo a Flexdeal, o aumento de participação qualificada tem como objetivo uma "aquisição projetada" de até 89.500 ações, "a realizar mediante ordens de compra no mercado regulamentado, ao preço de mercado vigente", sendo que o preço da cotação à data de 31 de dezembro é de 0,81 euros.

"A concretização da aquisição encontra-se sujeita à condição suspensiva da não oposição ao aumento de participação participada por parte do Banco de Portugal, nos termos previstos legalmente", indicou.

A Flexdeal lembrou que é "atualmente o maior acionista da Raize, sendo detentora de 2.460.523 ações, que representam 49,21% do capital social e direitos de voto" da empresa.

PUB

Caso o BdP autorize a operação, haverá um aumento de posição por parte da Flexdeal, que passará a deter até 2.550.023 ações representativas de 51% do capital social e direitos de voto da Raize.

Este reforço pretende, de acordo com o mesmo comunicado, potenciar "a criação de valor para os acionistas da Flexdeal e da Raize através de futuras parcerias que, sem prejuízo da independência entre ambas as sociedades, possam vir a reforçar a posição concorrencial e tecnológica de ambas".

Além disso, o objetivo é "contribuir para o lançamento de novas ofertas que constituam soluções inovadoras atraentes para investidores na plataforma e tomadores dos empréstimos, assim como "aumentar a quota de mercado da Raize no mercado de crédito, designadamente junto das médias empresas".

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresa preços Bom preço Ações Banco de Portugal Portugal
Pub
Pub
Pub