Ibersol atenta a oportunidades de aquisições em Portugal e Espanha
Os lucros da Ibersol aumentaram 17,7% para os 12,8 milhões de euros em 2007, revelou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Para 2008, pretende abrir 28 restaurantes e vai estar atenta a eventuais oportunidades de consolidação em Espanha e em Portugal.
Segundo a mesma fonte, as vendas avançaram 22,3% para 203,4 milhões de euros contra 166,3 milhões de euros no período homólogo, influenciado pelas vendas da Burger King Espanha (que no ano passado foram integradas apenas no segundo semestre).
PUB
O EBITDA, ou "cash flow" operacional ascendeu a 32,4 milhões de euros, ou mais 16,5% do que os 27,8 milhões de euros registados em 2006. Este indicador reduziu o seu peso no volume de negócios para 15,9% "por efeito da alteração do mix de vendas e do aumento do peso do negócio de auto-estradas".
Estima abrir 28 restaurantes em 2008
Para 2008, a empresa prevê abrir 28 restaurantes, dos quais 22 em Portugal e os restantes em Espanha. As novas aberturas localizar-se-ão em mercados regionais, com vendas médias por unidade mais baixas, "implicando uma crescente selectividade dos novos projectos".
PUB
Para além disso, pretende continuar a implementar a marca Sol através da construção de novas unidades, sublinha a empresa, relembrando que foram inauguradas 10 unidades em 2007.
A empresa prevê ainda pela negativa a "manutenção de um enquadramento económico difícil em Portugal, com crescente aumento da pressão concorrencial repercutido numa provável degradação ligeira das margens".
Empresa vai acompanhar oportunidades de consolidação em Portugal e em Espanha
PUB
Relativamente a Espanha, a Ibersol perspectiva "uma envolvente mais negativa, com abrandamento das elevadas taxas de consumo", mas com um crescimento "orgânico" em todos os negócios no país vizinho.
Ainda nas perspectivas, a mesma fonte conclui que vão acompanhar "eventuais oportunidades de consolidação em Portugal e em Espanha".
Mais lidas
O Negócios recomenda