Ibersol sobe valor da OPA à TelePizza para 639 milhões (act)

A Ibersol reviu em alta o valor da oferta pública de aquisição lançada sobre a Telepizza para 639 milhões de euros. A empresa portuguesa ofereceu 2,41 euros por cada acção da companhia espanhola de «fast food», um cêntimo acima do valor oferecido pela Zen
Sara Antunes 05 de Maio de 2006 às 18:02

A Ibersol reviu em alta o valor da oferta pública de aquisição lançada sobre a Telepizza para 639 milhões de euros. A empresa portuguesa ofereceu 2,41 euros por cada acção da companhia espanhola de «fast food», um cêntimo acima do valor oferecido pela Zena e 16 cêntimos a mais do que a proposta inicial.

Depois da OPA que a Ibersol, através da filial Vidisco, ter sido chumbada pela Comision Nacional del Mercado de Valores (CNMV) no final de Abril, a empresa reviu hoje em alta a oferta, propondo pagar 2,41 euros por cada acção. A empresa condiciona o sucesso da operação à aquisição de 49% do capital social da Telepizza, de acordo com um comunicado enviado à CNMV.

PUB

«Em 26 de Abril, a Vidisco foi notificada pela CNMV de que a sua oferta não poderia ser admitida, em virtude de o preço previsto ser inferior ao de uma oferta concorrente anterior [Zena] ao preço de 2,40 euros por acção, apesar de estar ainda não se encontrar autorizada, e independentemente de tal autorização vir ou não efectivamente a sobrevir», segundo o comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na lei espanhola, basta que a proposta de compra das empresas seja um cêntimo superior à oferta feita anteriormente, o que a Ibersol fez. Em Portugal, o valor teria de ser 5% acima do valor da primeira OPA.

«A efectividade da oferta pública condiciona-se à aquisição de 129.867.602 acções da Telepizza, representativas de 49% do seu capital social», bem como da aprovação pelos accionistas da Telepizza das «alterações dos seus estatutos que eliminem as restrições relativas ao quórum e maiorias para tomar deliberações referentes às designações de administradores e do presidente», explica a Ibersol no comunicado da CNMV.

PUB

A Telepizza, na próxima assembleia geral de accionistas, vai propor a deliberação das desblindagem de estatutos, devido ás três OPA lançadas sobre a empresa.

A família Balvé, que controla a gestão da empresa, foi a primeira a lançar uma OPA sobre a Telepizza, em conjunto com a Permira, oferecendo 2,15 euros por acção.

O Banco Espírito Santo (BES) é o banco que vai assegurar o investimento que a Ibersol vai ter de realizar nesta operação, caso a sua OPA tenha sucesso.

PUB

Podem surgir novas ofertas concorrentes sobre a Telepizza até ao próximo dia 12 de Maio.

As acções da Ibersol [ibrs] caíram 1,33% para 8,19 euros.

Pub
Pub
Pub