Obama bloqueia compra de empresa chinesa por segurança nacional
O presidente dos EUA, Barack Obama, está prestes a bloquear a compra da alemã Aixtron SE pela empresa chinesa Grand Chip Investment Gmbh por questões de risco à segurança nacional, avança a Bloomberg que cita fontes próximas do processo.
Obama deverá transmitir esta recomendação esta sexta-feira ao comité de investimentos estrangeiros dos Estados Unidos. Mas os pormenores do processo não são conhecidos.
PUB
Caso a venda da fornecedora de equipamentos de semicondutores no valor de 670 milhões de euros seja mesmo vetada, será a terceira vez que a Casa Branca bloqueia uma compra de um investidor estrangeiro por questões de segurança nacional, duas das quais durante o mandato de Obama.
Em 2012 o presidente dos EUA travou a construção de um parque eólico em Oregon pela chinesa Ralls Corporation pelos mesmos motivos. E o outro caso remonta 1990, quando o então presidente George W. Bush bloqueou a compra da MAMCO Manufacturing, fabricante de peças de aeronaves, por uma empresa chinesa.
Contactado pela Bloomberg o porta-voz da Aixtron, Guido Pickert, comentou apenas que a empresa está "em contacto com as autoridades competentes" e ainda estão a aguardar pela decisão final do negócio.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais EUA Barack Obama Aixtron SE Grand Chip Investment Gmbh Bloomberg Estados Unidos Casa Branca George W. Bush MAMCO ManufacturingMais lidas
O Negócios recomenda