Paulo Ferreira vendido por 20 milhões ao Chelsea

O lateral direito do Futebol Clube do Porto, Paulo Ferreira, foi transferido para o Chelsea por 20 milhões de euros, anunciou hoje o clube portuense em comunicado, um valor que já tinha sido avançado pela imprensa desportiva e que é agora confirmado pela
Susana Domingos 22 de Junho de 2004 às 16:05

O lateral direito do Futebol Clube do Porto, Paulo Ferreira, foi transferido para o Chelsea por 20 milhões de euros, anunciou hoje o clube portuense em comunicado, um valor que já tinha sido avançado pela imprensa desportiva e que é agora confirmado pela sociedade desportiva, em comunicado ao mercado.

A passagem de Paulo Ferreira para o Chelsea por 20 milhões de euros vai render apenas 17 milhões de euros aos cofres dos Dragões. Isto porque, no início deste ano, 15% do passe do jogador já tinha sido alienado ao fundo de investimento FP Football Players Fund-Porto, que detém os passes de 11 jogadores do plantel portuense.

PUB

Os investidores que aplicaram parte das suas poupanças neste produto, recebem, com esta transferência, os três milhões de euros correspondentes à percentagem detida pelo fundo. Outro dos jogadores que também estará a formalizar a transferência para o clube britânico é Deco.

Também no caso do jogador considerado o melhor em campo no jogo do passado Domingo, que afastou a Espanha do Euro 2004, os detentores de unidades de participação do fundo desportivo receberão uma parte das receitas conseguidas com a cada vez mais certa mudança de clube, uma vez que 2,5% do passe do jogador também pertence ao FP Football Players.

Existem duas épocas, final de Março e de Setembro, em que os investidores podem aplicar capital neste tipo de fundos de investimentos. Durante esses períodos, os investidores terão que deter um mínimo de 25 mil euros para ter acesso a este tipo de produtos, que se destinam principalmente ao «private banking». A aquisição de unidades de participação pode ser feita através da entidade gestora, o First Portuguese Group (FPG), ou do «private banking» do BES.

Transferências no Sporting já deram retorno

PUB

Transferências no Sporting já deram retorno

O único fundo desportivo que até agora tinha conseguido mais-valias com a transferência de jogadores foi o do Sporting. Desde a sua criação, em 2001, já foram alienados os passes de três jogadores: Hugo Viana, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo. Viana foi o primeiro a garantir capital aos investidores, quando, na época 2001/2002, foi cedido ao Newcastle. Na época seguinte, foi a vez de Ricardo Quaresma, que se juntou ao Futbol Club Barcelona. O FP Portuguese Football Players que detinha 30% do passe de Ricardo Quaresma, arrecadou entre 1,8 e 2,4 milhões.

Pub
Pub
Pub