Segundo maior accionista do BPI aumenta lucros em 12%
O Banco Itaú Holding Financeira SA, segundo maior accionista do BPI com uma participação de 17,5% e segundo maior banco brasileiro por valor de mercado, anunciou uma subida de 12% do seu resultado líquido no segundo trimestre, essencialmente devido ao aumento dos empréstimos e às receitas das comissões sobre os serviços.
Os lucros cresceram para 1,5 mil milhões de reais (537,9 milhões de euros), contra 1,3 mil milhões de reais (466,19 milhões de euros) no período homólogo de 2005, anunciou o banco no seu «website».
PUB
O Itaú beneficiou de uma expansão dos empréstimos aos consumidores, despoletada pela economia em crescimento do país. O crescimento económico anual do Brasil atingiu uma média de 3,6% nos últimos nove trimestres, levando a lucros recorde do Itaú. O Governo prevê que essa percentagem cresça para mais de 4% este ano.
«Os resultados do Itaú são um reflexo da expansão na sua carteira de empréstimos», afirmou à Bloomberg um analista da corretora Agora CTVM, Rafael Quintanilha.
Os empréstimos aos consumidores representaram 45% da carteira total de empréstimos do Itaú, o que correspondeu a um aumento de 39% face ao segundo trimestre do ano passado. Os empréstimos privados aumentaram para 34 mil milhões de reais (12,1 mil milhões de euros), mais 49% que no mesmo período de 2005.
PUB
Em Maio último, o Itaú concordou em comprar a unidade brasileira Bank Boston do Bank of America Corp, por 2,2 mil milhões de dólares (1,72 mil milhões de euros). A compra do Bank Boston Brasil, que provocou um acréscimo de 60% nos empréstimos a pequenas empresas no ano passado, irá ajudar o Itaú a liderar essa categoria, disse na altura o seu presidente executivo, Roberto Setúbal.
Mais lidas
O Negócios recomenda