Carclasse e Gocial dividem entre si concessionários da Auto Sueco
A Carclasse chegou a acordo com o Grupo Nords para a compra dos concessionários e oficinas da Auto Sueco em Braga, Almada, Queluz e Guimarães, enquanto a Gocial acordou a aquisição dos dois concessionários da Auto Sueco no Porto e Vila Nova de Gaia.
As operações constam de duas notificações publicadas esta terça-feira no site da Autoridade da Concorrência (AdC).
PUB
A génese da Auto Sueco remonta a 1933, quando Luiz Óscar Jervell abriu o representante exclusivo da Volvo em Portugal. Já em finais da década de 1940 - a 1 de abril de 1949 - surge a primeira referência à designação Auto Sueco, fruto da autonomização do negócio. É só em 2013, já com uma forte presença internacional, que o grupo muda de designação para a "holding", passando a denominar-se Nors.
Atualmente, a Auto Sueco emprega quase duas centenas de pessoas em Portugal e representa as marcas Volvo, Jaguar, Mazda, Honda e Land Rover.
A Carclasse foi fundada há mais de três décadas, enquanto a Gocial tem a sua origem no longíquo ano de 1919, quando se tornou o primeiro concessionário da Austin na Europa Continental. A Gocial tem presença em Viseu e no Grande Porto, empregando mais de 300 pessoas.
PUB
De fora destes acordo fica o negócio de "mobilidade pesada", nomeadamente de camiões, da Auto Sueco. As operações poderão avançar assim que o regulador dê "luz verde".
O mercado do retalho automóvel em Portugal tem sido palco de várias operações de concentração nos anos mais recentes, com destaque para a aquisição pela Santogal e Salvador Caetano do Renault Retail Group, em 2022, e da compra do Mercedes Retail Group pela Santogal no ano passado.
Saber mais sobre...
Saber mais Auto Sueco Carclasse Gocial Autoridade da Concorrência automóvel retalhoA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda