Prejuízo da Seat agrava-se em 32% para 256 milhões de euros

Empresa justifica resultados negativos com uma quebra no volume de negócios resultante da falta de semicondutores.
Wayne Griffiths CEO fabricante automóveis SEAT
Albert Gea
Lusa 23 de Março de 2022 às 15:45

A Seat teve um prejuízo de 256 milhões de euros em 2021, mais 32% do que o registado no ano anterior, que se cifrou em 194 milhões de euros.

Este resultado financeiro negativo é justificado pela Seat pela quebra no volume de negócios resultante da falta de semicondutores, refere o fabricante automóvel em comunicado.

PUB

A empresa enquadrou estes resultados no contexto de um ano "inesperado", uma vez que esperava "recuperar o caminho" da rentabilidade, após um "2020 difícil", causado pelo impacto da pandemia de covid-19.

Apesar das limitações de produção, as duas marcas da empresa, Seat e Cupra, voltaram aos níveis pré-pandemia, sendo que as entregas aumentaram mais de 10%, passando de 427 mil em 2020 para 471 mil carros no ano passado.

A Seat referiu ainda que teve um resultado operacional negativo de 371 milhões de euros no ano passado, o que compara com -418 milhões do ano anterior, e um prejuízo após impostos de 256 milhões de euros.

PUB

O volume de negócios aumentou, por sua vez, para 9.256 milhões de euros (+5,4%), enquanto a receita média por veículo atingiu 16.850 euros, quase 480 euros a mais do que em 2020, adianta.

Sobre as perspetivas para este ano, a Seat alerta para a "tempestade perfeita" que se aproxima devido à falta de semicondutores e os efeitos que a guerra na Ucrânia pode ter, já que paralisaram várias fábricas do grupo alemão Volkswagen, onde são produzidos os modelos Seat e Cupra.

O vice-presidente para área das Finanças e TI da Seat, David Powels, explicou, por seu lado, que, apesar dos prejuízos contabilizados, a empresa continua com o compromisso de investir.

PUB

No ano passado, investiu mais de 900 milhões de euros em Investigação & Desenvolvimento (I&D) e em despesas de investimento, isto é, mais 7% que no ano anterior.

Pub
Pub
Pub