25 bancos europeus chumbam nos testes de stress
Dos 25 bancos que o BCE considerou haver necessidades de capitais, 12 deles já tomaram iniciativas que lhes permitiram cobrir essa deficiência durante o ano de 2014. Esses doze bancos já injectaram 15 mil milhões de capitais nos seus balanços. O BCP é um deles.
PUB
De acordo com o BCE, os que restam com necessidades de capitais devem preparar os seus planos de recapitalização dentro de duas semanas e terão até nove meses para concretizarem a sua recapitalização.
PUB
A banca italiana é que tem pior desempenho, com oito bancos a falharem os testes.O Monte dei Paschi di Siena é o que tem a necessidade de capital maior, com mais de dois mil milhões de euros de necessidades, isto depois de já ter realizado este ano um aumento de capital.
PUB
A avaliação do BCE analisou a qualidade dos activos (na sigla anglo-saxónica AQR - 'asset quality review'), fazendo um teste de esforço com base em dois cenários macroeconómicos. O cenário base e o cenário adverso. No primeiro, os bancos são obrigados a ter um rácio de fundos próprios de nível 1 (CET1) de 8% e no adverso de 5,5%. Chumba quem tiver abaixo destes valores.
PUB
(Notícia actualizada com mais informações)
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda