Antigo presidente do Dresdner Bank vai ser não executivo da CGD
O antigo presidente executivo do Dresdner Bank, Herbert Walter, aceitou ser administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, apurou o Negócios. O banqueiro alemão, que chegou a integrar a administração do BPI em representação da Allianz, seguradora que controla aquele banco alemão, junta-se assim a Ángel Corcostegui, antigo CEO do Santander Central Hispano, que também vai integrar a equipa não executiva da CGD, como o Expresso avançou esta segunda-feira, 25 de Julho.
PUB
Segundo sabe o Negócios, ambos os banqueiros internacionais foram convidados por António Domingues (na foto) para integrar o conselho da Caixa com o objectivo de trazer para o banco do Estado a experiência da banca internacional. Já o presidente do grupo francês PSA Peugeot Citroen, o português Carlos Tavares, foi convidado com o intuito de representar a indústria automóvel, um sector importante para a economia portuguesa, mas com uma visão internacional.
PUB
A nível da equipa executiva, que vai ter sete elementos, Paulo Rodrigues da Silva, que hoje é consultor mas esteve a maior parte da sua carreira em lugares de gestão na Vodafone, é outro dos nomes confirmados pelo Negócios como estando na lista de futuros administradores que o Estado entregou no Banco Central Europeu na última sexta-feira.
PUB
Segundo o Expresso acaba de noticiar, Pedro Leitão, antigo administrador da Portugal Telecom, também fará parte da equipa executiva. Os restantes futuros gestores executivos da Caixa serão, além do presidente, António Domingues; Emídio Pinheiro, actual presidente do Banco de Fomento Angola (o banco do BPI em Angola); Henrique Cabral Menezes, actual CEO do Banco Caixa Geral Brasil; Tiago Ravara Marques, director de recursos humanos do BPI, e João Tudela Martins, responsável pela gestão de risco do BPI.
PUB
Na equipa não executiva, Rui Vilar, antigo presidente da CGD, e Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, vão ser vice-presidentes de Domingues. A lista de membros não executivos inclui ainda Bernardo Trindade, administrador do grupo hoteleiro Porto Bay, e Pedro Norton, antigo presidente da Impresa. Isto além dos antigos líderes do Dresdner e do Santander e de Carlos Tavares.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais CGD António Domingues Herbert Walter Ángel Corcostegui Pedro Leitão Paulo Rodrigues da Silva Caixa Geral de Depósitos Dresdner Bank SantanderMais lidas
O Negócios recomenda