Armando Vara vai ao inquérito à CGD na quarta-feira contra vontade da esquerda
Será pelas 17:45 da próxima quarta-feira, 22 de Janeiro, que Armando Vara vai falar sobre o período em que foi administrador da Caixa Geral de Depósitos. O mandato, entre Agosto de 2005 e Dezembro de 2007, já foi explicado por Carlos Santos Ferreira, presidente na altura, mas os deputados do CDS obrigaram à convocatória do ex-político, arguido na Operação Marquês, apesar da oposição do PS, BE e PCP.
PUB
Já se sabia que os deputados queriam agendar a audição a Vara na próxima semana, mas ainda não havia confirmação do antigo ministro de António Guterres. Agora, já há data. No mesmo dia da reunião, há uma deliberação para a suspensão dos trabalhos até 4 de Maio e, depois, a prorrogação por mais 30 dias do prazo de funcionamento, o que estenderá a comissão até Junho. Os deputados coordenadores já tomaram essa decisão, mas só em reuniões com todos os representantes do inquérito é que há oficialização.
PUB
Assim, Vara é o único trabalho antes da interrupção da iniciativa parlamentar. Foi o CDS que, potestativamente, convocou a chamada ao ex-governante. O PS, BE e PCP rejeitaram a audição, contra o PSD e o CDS, mas os centristas pediram-na depois, de forma potestativa. A esquerda queria limitar o número de audições para dar por terminados os trabalhos do inquérito mais cedo, mas cada partido tem direito a pedidos potestativos, o que foi feito pelos centristas.
PUB
Armando Vara, que é arguido na Operação Marquês por alegadas operações irregulares ao empreendimento turístico Vale do Lobo, tinha pedido ao Parlamento para ser ouvido, para "salvaguardar a dignidade pessoal e profissional", já que era "imperioso que, para defesa do bom nome, em primeiro lugar da própria instituição e, em segundo, de todos os que nela trabalharam e trabalham, seja realizada uma inquirição pública, totalmente transparente e aberta, da sua gestão ao longo dos anos".
PUB
O ex-político e ex-banqueiro, que saiu da CGD pela mão de Santos Ferreira para vice-presidente do BCP em 2007, vai cumprir a 19ª audição da comissão de inquérito à Caixa.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Geral de Depósitos Armando Vara Operação Marquês Carlos Santos Ferreira Vale do Lobo PS PSD BE PCP CDSAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda