CGD vende antiga sede do CaixaBI à Zurich

A Zurich adquiriu o edifício em que o CaixaBI, banco de investimento da CGD, estava localizado até ao Verão passado. Não há valores para a transacção.
Diogo Cavaleiro 20 de Fevereiro de 2018 às 11:00

A Caixa Geral de Depósitos vendeu a sede em que o seu banco de investimento trabalhava até ao Verão passado. O banco público não revela o valor do negócio através da qual o novo dono do imóvel passou a ser a Zurich.

PUB

 

"O Caixa – Banco de Investimento, S.A. (CaixaBI), unidade de banca de investimento do Grupo Caixa Geral de Depósitos, concretizou a venda do imóvel da sua antiga sede em Lisboa, à Zurich – Companhia de Seguros Vida, S.A", assinala uma nota de imprensa divulgada pela instituição financeira esta terça-feira, 20 de Fevereiro.

PUB

 

A instituição financeira liderada por Paulo Macedo não revela preço de venda. Questionada pelo Negócios sobre o impacto da operação no balanço, a CGD diz apenas que "teve mais-valias".

 

PUB

O imóvel em causa, localizado no número 33 da Rua Barata Salgueiro, transversal da Avenida da Liberdade, é um edifício de escritórios, contando com uma área de 4.750 metros quadrados e 13 pisos. Até Agosto do ano passado, albergava o banco de investimento que transitou depois para a Avenida João XXI, onde se encontravam os serviços da CGD.

 

"A alienação ocorreu através de processo competitivo de consulta ao mercado, assessorado pela Cushman & Wakefield, com numerosos investidores nacionais e internacionais a manifestarem interesse e a apresentarem propostas", adianta ainda a informação transmitida às redacções, sem contudo avançar o número exacto de quantas propostas vinculativas foram apresentadas. A venda ocorre num momento em que tem estado movimentado o imobiliário, sobretudo nas grandes cidades. 

PUB

 

A vencedora do procedimento, a Zurich, está já presente naquela rua, a poucas portas de distância, com a Cinemateca pelo meio: a morada é Rua Barata Salgado n.º 41. A nota divulgada não revela qual o fim da aquisição do imóvel por parte da seguradora.

 

PUB

O CaixaBI vende este imóvel meses depois de ter saído daquela zona, por conta do esforço da CGD de conter os custos no âmbito do plano estratégico. O banco de investimento foi integrado na sede do grupo bancário. 

 

Se neste negócio a CGD não revela o valor, noutras operações imobiliárias divulgadas pelo banco este ano não indicou quem foram os compradores. A Caixa Geral de Depósitos vendeu, em Dezembro, o Edifício Marconi, onde esteve sediada esta operadora integrada na Portugal Telecom. A esta transacção juntou-se ainda a alienação de dois imóveis de escritório. Juntas, as três operações renderam 68 milhões de euros ao banco público, mas não foram discriminados os montantes por negócio. 

PUB

 

"No ano de 2017, a Caixa Geral de Depósitos alienou 3.100 imóveis por todo o país, sobretudo fora dos centros urbanos de Lisboa ou do Porto", anunciou o banco em Janeiro. O encaixe foi de 338 milhões de euros, o que representa um aumento de 58% em relação ao ano passado. 

 

PUB
Pub
Pub
Pub