Milhares de britânicos sem salários devido a falha no banco HSBC
As empresas com conta no banco britânico HSBC estão impedidas de fazer pagamentos aos seus trabalhadores devido a uma falha no sistema do banco. Segundo o jornal Guardian desta sexta-feira, dia 28 de Agosto, são milhares as pessoas que não receberam o seu salário, o que está a fazer surgir uma avalancha de queixas contra o banco.
PUB
O problema deve-se a um erro electrónico no serviço onde as empresas faziam pagamentos aos funcionários. As empresas também estão impedidas de pagar aos seus fornecedores e o serviço de pagamentos online está temporariamente encerrado.
PUB
Esta falha nos pagamentos acontece precisamente antes de um fim-de-semana prolongado, já que na segunda-feira, dia 31 de Agosto, é feriado para os britânicos.
PUB
"Nenhum dos nossos 150 funcionários receberam o salário, o que, antes de um fim-de-semana prolongado, é um desastre", disse a dona de uma das empresas afectadas ao Guardian. "O HSBC não se compromete a que algum do dinheiro possa ser desbloqueado até terça-feira, altura em que os bancos reabrem, o que é uma enorme preocupação para os funcionários mais jovens que estavam a contar com o salário antes do feriado", acrescentou a empresária.
PUB
Ainda não é possível perceber quantas contas de empresas no banco HSBC foram afectadas, mas sabe-se que é uma porção significativa dos 16,1 milhões de clientes do banco no Reino Unido. De acordo com o Guardian, o número de pessoas que estavam dependentes do salário através do HSBC pode chegar aos milhares ou até mesmo aos milhões.
PUB
Primeiro chegou a pensar-se que o problema só estava a acontecer aos funcionários que tinham conta no HSBC, mas depois percebeu-se que o problema alastrava a todos os funcionários de empresas que trabalham com o HSBC.
PUB
O banco disse aos seus clientes que está a ter um problema nos débitos directos e nos depósitos. O banco disse num comunicado citado pelo Guardian que "sabemos que alguns clientes não receberam o dinheiro que esperavam no dia de hoje". "Pedimos desculpa pelo incómodo causado e estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rápido possível", acrescentou o banco no comunicado.
O departamento britânico do HSBC é liderado pelo português António Simões, que a 1 de Setembro assume também o cargo de presidente executivo do HSBC e HSBC Europe.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda