Mercado liberalizado de electricidade supera os 4,5 milhões de clientes

A maioria do consumo de electricidade em Portugal teve lugar no mercado livre em Maio, que ganhou três novas empresas comercializadoras nos últimos meses.
energia electricidade alta tensão
Bloomberg
André Cabrita-Mendes 14 de Julho de 2016 às 06:01

O mercado liberalizado de electricidade continua em crescimento e superou os 4,5 milhões de clientes. Entre Abril e Maio, o mercado de electricidade ganhou mais 32 mil clientes, um crescimento de 0,7%.

PUB

Os dados foram divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) esta quinta-feira, 14 de Julho. No espaço de um ano o número de consumidores cresceu 12%, uma taxa média mensal de 1%.

Em termos de consumo, o mercado livre representou 90% do consumo total em Portugal Continental durante o mês de Maio. Face a Maio de 2015, o consumo neste mercado cresceu em 3,4 pontos percentuais.

PUB

Olhando para o mercado em termos de segmentos de consumidores, o regulador de energia sublinha que "praticamente a totalidade dos consumos de grandes consumidores está já no mercado livre". Em termos de famílias, este valor atinge 78% face ao total do mercado de electricidade em Portugal.

O mercado liberalizado de electricidade em número de clientes continua a ser liderado pela EDP (85%), seguida da Galp (6%) e Endesa (3,6%).

PUB

A EDP também lidera o mercado em termos de consumo (45% do total), seguida da Iberdrola (16,7%) e da Endesa (16,5%).

Por segmentos, a Iberdrola lidera entre os grandes consumidores; a Endesa lidera entre os industriais; a EDP lidera entre os pequenos negócios e as famílias.

O mercado também ganhou três novas empresas comercializadores de electricidade nos últimos meses: a Lualuz, a Elergone e a Logica Energy.

PUB
Pub
Pub
Pub