Antiga sede da Força Aérea britânica transformada numa Penthouse de 2,6 milhões
Bentley Priory, que faz parte da história britânica há mais de 600 anos, rodeada de 23 hectares de parques bem cuidados, já foi a residência real da rainha-viúva Adelaide, mulher do rei Guilherme IV, e sede do comando da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) durante a Segunda Guerra Mundial. O edifício foi reformado há 10 anos e a Penthouse está à venda pela segunda vez na história, por um preço inicial de 2,4 milhões de libras (2,6 milhões de euros).
PUB
O imóvel de luxo é chamado de Dowding Suite em homenagem a Sir Hugh Dowding, o brigadeiro que comandou as operações da RAF do local durante a Batalha de Inglaterra em 1940. (De realçar que o Bentley Priory Museum - dedicado à batalha - ocupa o espaço térreo e o subsolo da mansão).
Com entrada pelo primeiro andar do complexo mansão/casa de campo renovado, o apartamento de três quartos e três casas de banho, de 212 metros quadrados, ocupa três andares, e a suíte fica no andar superior. Os terraços (são três) oferecem vistas deslumbrantes da cidade, incluindo monumentos como London Eye, BT Tower e Shard. A unidade possui quatro espaços de estacionamento - dois subterrâneos e dois externos - e porteiro 24 horas.
PUB
História
A Bentley Priory já viveu muitas vidas. A propriedade data do século XV, quando era um mosteiro, mas não restam estruturas da época. O rei Henrique VIII deu o terreno a Robert Needham e William Sacheverell em 1546 e depois, em 1775, foi vendido a James Duberly.
PUB
Posteriormente, o edifício foi revendido ao Honorável John Hamilton, o nono Conde de Abercorn, em 1778. Hamilton contratou o célebre arquitecto Sir John Soane para ampliar e reformar a casa, que já era grande. A rainha Vitória e o príncipe Albert tornaram-se visitantes frequentes quando a rainha-viúva Adelaide se mudou para lá em 1848.
PUB
Quase 40 anos mais tarde, em 1885, Frederick Gordon, famoso fundador do Hotel Metropole, de Londres, transformou a mansão num hotel - e construiu uma ferrovia privada para o servir – , mas não durou muito. De 1908 até 1924, o local foi usado como escola feminina e em 1936 o Comando de Caças da RAF tomou conta da propriedade. Após um incêndio devastador em 1979, a rainha Isabel decidiu que a mansão fosse restaurada, mas as obras foram feitas muito à pressa e sem seguir exactamente a planta original de Soane.
A mediadora imobiliária britânica City & Country realizou a restauração e renovação mais recente, adicionando oito apartamentos e o museu. Posteriormente, foram construídas residências independentes no terreno.
PUB
(Texto original: Former WWII Command Post Is Now a $3 Million Penthouse)
Saber mais sobre...
Saber mais Força Aérea Real Guerra Mundial Dowding Suite Hugh Dowding Batalha de Inglaterra Bentley Priory MuseumA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda