Patron e Inbright compram parque industrial junto à Autoeuropa
A Patron Capital, investidor pan-europeu sediado em Londres, e a alemã Inbright adquiriram o parque industrial Quinta da Marquesa, junto à fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela. O valor da operação não foi divulgado.
Em comunicado, a Patron refere que o parque, que pertencia a um fundo imobiliário aberto português - que não é identificado -, conta com uma área total de 75 mil metros quadrados, sendo a área bruta locável (ABL) de 26 mil metros quadrados.
PUB
A grande maioria (22 mil metros quadrados) da ABL destina-se a armazenamento, enquanto os restantes quatro mil metros quadrados estão afetos a escritórios e salas de reunião, além de 12 docas de carga.
Os novos donos da Quinta da Marquesa "planeiam um investimento significativo para modernizar o ativo segundo os mais elevados padrões ESG (Environmental, Social and Governance), com destaque para a eficiência energética, a melhoria da experiência dos ocupantes e a obtenção da certificação BREEAM In-Use", assinala o comunicado.
Atualmente apenas cerca de metade dos espaços disponíveis encontram-se ocupados, pelo que, referem o parque industrial "apresenta oportunidades imediatas de arrendamento e um elevado potencial de valorização com as intervenções previstas".
PUB
“Esta aquisição reforça o nosso compromisso em construir um portfólio de alta qualidade e preparado para o futuro em Portugal, onde existe uma forte procura por espaços light industrial e de logística, bem localizados e energeticamente eficientes. Em conjunto com a Inbright Portugal, estamos focados em oferecer ativos sustentáveis que satisfaçam as exigências dos ocupantes, criando simultaneamente valor a longo prazo para os nossos investidores.”, afirma Jonatas Szkurnik, Senior Partner e Investment Director na Patron Capital, citado no comunicado.
“A Quinta da Marquesa encaixa perfeitamente na nossa estratégia – um ativo industrial bem conectado dentro de um cluster económico chave ancorado pela Volkswagen Autoeuropa, que produz dois modelos estrategicamente importantes nas suas instalações de Palmela. A propriedade permite-nos disponibilizar rapidamente espaços modernos num ambiente de mercado restrito. Com a nossa equipa local em Lisboa, estamos bem posicionados para gerir proativamente o ativo e implementar melhorias centradas em ESG.”, acrescenta Christoph Gumlich, Managing Partner na Inbright Portugal.
Em abril, a Patron e a Inbright anunciaram o lançamento de um novo programa de investimento de 100 milhões de euros em Portuga, com vista a construir uma carteira de ativos “light industrial” e logísticos. Na altura, revelaram ainda que já tinham realizado a primeira aquisição: o parque industrial/logístico Alto BP, em Vila Franca de Xira, com uma ABL de 16.259 metros quadrados e 90% de ocupação. O ativo foi vendido, por um valor não divulgado, pela "private equity" ECS.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Parques Logística Investimentos Autoeuropa Academia Brasileira de Letras Portugal Patron Capital Palmela Lisboa LondresMais lidas
O Negócios recomenda