Preço das casas em Portugal foi dos que mais subiu na UE
O preço das casas subiu 10,3% em Portugal no terceiro trimestre de 2019 face ao mesmo período de 2018, uma das maiores subidas da União Europeia, divulgou o Eurostat nesta quinta-feira, 16 de janeiro.
PUB
Segundo dados divulgados pelo gabinete de estatística europeu, o crescimento homólogo do preço das casas (que mede as variações de preço em todas as propriedades residenciais compradas por agregados familiares) acelerou ligeiramente no terceiro trimestre, depois de ter crescido 10,2% no segundo trimestre e avançado 9,2% nos primeiros três meses de 2019.
Pelo contrário, depois de terem crescido 2,3% no segundo trimestre face ao anterior, os preços das casas abrandaram ligeiramente em cadeia, ao avançarem 2,1% entre julho e setembro perante os três meses anteriores.
PUB
Preço das casas em Portugal é dos que mais sobeO preço das casas subiu 4,1% tanto na Zona Euro como na União Europeia no terceiro trimestre de 2019, quando comparado com o mesmo trimestre de 2018. Quando se compara a evolução dos preços de habitação com o mês anterior, os preços cresceram 1,4% na Zona Euro e 1,5% na União Europeia.
Em termos homólogos, o crescimento do preço das casas em Portugal é o quarto maior da União Europeia. Só a Letónia, a Eslováquia e o Luxemburgo revelam subidas superiores (de 13,5%, 11,5% e 11,3%, respetivamente).
PUB
Também em cadeia, o avanço dos preços da habitação em Portugal (2,1%) fica acima média, tanto da União Europeia, como da Zona Euro.
Saber mais sobre...
Saber mais União Europeia Portugal UE Eurostat Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia casas habitação preçosQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda