Espanhola Cerealto vai vender divisão de massas e poderá ter aberto apetite da Cerealis
A Cerealto, fabricante espanhola de bolachas, cereais e "snacks", colocou à venda a sua divisão de massas alimentícias, que fatura pouco mais de 100 milhões de euros, representando sensivelmente 20% das receitas do grupo, avança o Expansión, que cita várias fontes de mercado, e adianta que a portuguesa Cerealis poderá ser uma das interessadas.
Entre os potenciais compradores figura a Ulusoy, o maior produtor de farinha da Turquia, a quem a empresa espanhola já vendeu a sua divisão de massas em Itália. Fontes consultadas pelo jornal apontam mesmo que os turcos estão a avaliar a instalação em Espanha, através de um projeto de integração vertical em Venta de Baños (Palencia), onde se concentra a produção de massas da Cerealto.
PUB
Outro potencial comprador parece ser a Cerealis, que detém as marcas Nacional e Milaneza, adquirida há quatro anos pelas sociedades de investimentos Teak Capital ("holding" pessoal de Carlos Moreira da Silva, dono da BA Glass) e Tangor Capital da família Silva Domingues. Contactada pelo Negócios, a Cerealis não comenta.
A Cerealto, anteriormente Siro, tem um volume de negócios anual de cerca de 530 milhões de euros, dos quais pouco mais de 100 milhões de euros provêm do negócio das massas.
Todos os produtos da Cerealto são produzidos para terceiros, sejam distribuidores ou fabricantes. Segundo o jornal, a Mercadona figura como o principal cliente da Cerealto, embora a empresa tenha reduzido a sua exposição à cadeia de supermercados valenciana nos últimos anos - passando de 56% das vendas em 2023 para 53% em 2024.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Produtividade Empresas Investimentos Cerealis Itália Turquia Siro PalênciaHá querela. E estratégia?
Perguntem ao Paulo (Macedo)
Mais lidas
O Negócios recomenda