Governo aprova dois novos contratos de prospecção mineira
O Governo aprovou dois novos contratos de prospecção e pesquisa mineira, elevando assim para 25 o número de contratos mineiros assinados desde 2016, refere em comunicado o Ministério da Economia.
PUB
No distrito de Beja foi atribuída a área de "Neves" à empresa Somincor [concessionária da mina de Neves Corvo]. Este contrato com a duração inicial de três anos prevê a prospecção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, estanho, zinco, prata e ouro.
A área de "Neves" estende-se por 140 quilómetros quadrados nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola.
PUB
O segundo contrato de prospecção e pesquisa diz respeito à área de "Boavista", no concelho de Leiria. O período inicial do contrato tem a duração de dois anos e prevê a prospecção e pesquisa de caulinos pela empresa Aldeia e Irmão, sublinha o comunicado.
PUB
Os dois contratos foram assinados esta quinta-feira, 28 de Junho, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e que decorreu no Ministério da Economia.
Durante a cerimónia também foi assinada a prorrogação do prazo da concessão de exploração da mina "Fonte da Cal" por um período de 15 anos. Localizada no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, a mina explorada pela Felmica produz quartzo e feldspato, que são usados pela indústria cerâmica.
PUB
Simultaneamente, foi assinada uma concessão de exploração de quartzo e feldspato relativa à área de "Alto das Forcadas". Esta concessão atribuída à empresa Rocávia – Rochas de Viana está localizada no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.
Saber mais sobre...
Saber mais Castro Verde Somincor Neves Corvo Beja Almodôvar Mértola Sabugal Jorge Seguro Sanches Leiria Vila Real prospecção mineiraMais lidas
O Negócios recomenda