Illiance de 116 milhões liderada pela Bosch Aveiro presta resultados

Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o consórcio mobilizador que pretende revolucionar o setor da climatização através da inovação e da transição energética, prevendo lançar 77 novos produtos, vai revelar os seus primeiros resultados no dia 24.
Bosch Temotecnologia, fábrica da multinacional em Aveiro, lidera a Agenda Illiance.
D.R.
Rui Neves 15:38

Uma das mais ambiciosas agendas mobilizadoras e verdes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) chama-se Illiance, consórcio formado por 29 entidades, das quais 17 são empresas, nove do sistema de I&I, dois clusters e uma associação, que é liderado pela Bosch Termotecnologia, fábrica da multinacional alemã em Aveiro.

Num investimento estimado de 116,3 milhões de euros, contando com apoios públicos de 56,7 milhões, a Agenda Illiance pretende revolucionar o setor da climatização através da inovação e da transição energética, prevendo o lançamento de 77 novos produtos, com um potencial de vendas superior a 300 milhões de euros, posicionando Portugal na linha da frente da construção sustentável e da neutralidade carbónica.

PUB

Os primeiros resultados da Agenda Alliance  serão publicamente revelados no dia 24 de setembro, na Reitoria da Universidade de Aveiro, numa sessão que contará com um debate subordinado ao tema “Impulsionar a Competitividade e a Resiliência Económica através de I&D e Inovação: O Papel Estratégico das Agendas Mobilizadoras do PRR”, que irá reunir alguns dos protagonistas da inovação em Portugal. 

“Mudar a forma como construímos e habitamos é crucial para enfrentar as alterações climáticas. Com a Agenda Illiance, Portugal dá um passo concreto rumo a um futuro mais verde e resiliente, provando que a inovação colaborativa é a chave para transformar desafios globais em oportunidades de desenvolvimento económico e social”, afirma Nelson Ferreira, responsável internacional Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia em Aveiro, em comunicado.

PUB

“Ao longo do último ano, empresas, centros de investigação e instituições académicas desenvolveram novas tecnologias, soluções digitais, produtos e processos para construir um futuro mais inteligente, sustentável e centrado nas pessoas”, realça Nelson Ferreira.

Para João Veloso, vice-reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro, uma das participantes na Alliance, o evento a realizar no dia 24, que junta empresas e academia, “evidenciará de forma clara as vantagens desta parceria, que se pretende cada vez mais próxima e mais intensa”.

Pub
Pub
Pub