Walt Disney paga 44 mil milhões de euros por parte do império de Rupert Murdoch

O negócio inclui o estúdio de Hollywood 21st Century Fox, mas os canais da rede Fox continuam nas mãos da família Murdoch.
Reuters
André Cabrita-Mendes 14 de Dezembro de 2017 às 12:26

A Walt Disney anunciou a compra do império de Rupert Murdoch (na foto) por 52.400 milhões de dólares (44.300 milhões de euros). A aquisição da Twenty-First Century Fox foi anunciado esta quinta-feira, 14 de Dezembro.

PUB

O negócio inclui o estúdio de Hollywood 21st Century Fox, onde foram produzidos os filmes Avatar e X-Men, mas os canais da rede Fox continuam nas mãos da família Murdoch.

"Juntamente com o compromisso da Disney em produzir entretenimento de elevada qualidade, a compra destes activos vai permitir à Disney criar conteúdos mais apelativos, construir relações mais directas com consumidores em todo o mundo e produzir uma experiência mais interessante para os consumidores", pode-se ler no comunicado da empresa.

PUB

O negócio inclui também os estúdios de produção de conteúdos televisivos da 21st Century Fox, onde é produzida a lendária série de animação Os Simpsons, 

assim como a plataforma Hulu e a produtora Endemol Shine Group.

PUB

O pacote também inclui os canais FX e National Geographic, assim como a fatia de 39% que a família Murdoch detinha na cadeia televisiva europeia Sky. A Disney diz que quer fechar a compra dos 61% da Sky que a família Murdoch não detinha e cuja operação já tinha tido início e que deverá estar fechada até 30 de Junho de 2018.

A Disney aponta que a sua audiência internacional vai crescer de forma significativa com a adição dos vários canais televisivos. A Sky chega a 23 milhões de lares no Reino Unido, Irlanda Alemanha, Áustria e Itália, a Fox Networks International conta com mais de 350 canais em 170 países enquanto a Star India opera 69 canais que atingem 720 milhões de espectadores por mês na Índia e noutros 100 países.

PUB

Já o canal Fox News, conhecido pelo seu apoio ao partido republicano e ao presidente Donald Trump, continua nas mãos do império de Rupert Murdoch.

Também os jornais britânicos The Sun e The Times, assim como os norte-americanos Wall Street Journal e New York Post também continuam nas mãos da família Murdoch através da empresa News Corp..

PUB

(Notícia actualizada às 12:57)

Pub
Pub
Pub