StufaConcept - Vender a horta e o saber
Como? Juntando "o útil ao agradável, ao saudável e ao sustentável; conjugando à decoração a funcionalidade e, finalmente, aliando um 'hobbie' à aprendizagem", sintetizam. Recusam ser só mais uma empresa de "kits" de hortas em casa e garantem que vão vender a cana e ensinar a pescar. "Quem comprar Stufa adquire também conhecimento, ao contrário de todos os outros 'kits', com conceitos mais instantâneos, existentes actualmente no mercado", diz Rita Ramos.
Os "kits" Stufa contêm "a informação compacta e essencial" para a experiência (ver caixa): instruções de como cultivar, colher e cozinhar, história de como as sementes chegaram à Europa ou benefícios para a saúde.
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Poupar também é uma razão
Facilitar a vida de quem pretende começar a cultivar a sua própria horta de ervas aromáticas no parapeito da janela é o objectivo da Stufa. "Actualmente, este tipo de conteúdos está demasiado disperso por vários livros técnicos" e "muitas pessoas sentem-se frustradas quando tentam manter as suas ervas aromáticas vivas ou quando compram um molho de salsa e acabam por utilizar apenas um terço do total, deixando apodrecendo o resto no frigorífico".
Com a solução Stufa, é suposto "pouparem dinheiro, porque terão à sua disponibilidade os condimentos necessários para fazerem os seus cozinhados preferidos com ervas aromáticas sempre frescas" e, ao mesmo tempo, têm o prazer de semear e verem crescer as suas próprias ervas. Os empreendedores argumentam que esta oferta segue "uma tendência mundial" e o "o conselho de quase todos os grandes cozinheiros".
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Os fundadores da Stufa acreditam que o seu produto tem também potencial junto de um outro tipo de público: os turistas. Rita Ramos diz que um "kit" Stufa pode ser um presente de viagem porque quem visita Portugal "quer levar de recordação ervas típicas do mediterrâneo e receitas de chefes portugueses, já que o nosso país é conhecido pela boa cozinha".
A ideia para o conceito Stufa surgiu há cerca de um ano e, desde essa data, foram realizados estudos de mercado, de aperfeiçoamento do produto, desenvolvimento da estratégia e do plano de negócios, desenvolvimento da cadeia de produção, relação com fornecedores, parcerias com chefes portugueses e angariação do investimento inicial necessário, em regime de "crowdfunding".
Entrada no El Corte Inglés é um marco
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Foi a campanha de "crowdfunding", na plataforma Massivemov, que tornou possível produzir a primeira edição de "kits", no início de Julho passado. Data é um marco porque oficializou a parceria comercial com o El Corte Inglês de Lisboa.
Tratou-se de um passo qualificado como "essencial" para a introdução no mercado dos "kits", antes só à venda no "site" stufaconcept.com, e que poderá ajudar a contornar o maior obstáculo que os promotores têm sentido: "o medo e a insegurança que os lojistas sentem, neste momento, no mercado português e que os leva a recearem investir em produtos novos".
Os planos dos irmãos Ramos passam por introduzir "mais e variadas" sementes, além de "criar os próprios vasos com sistema de auto-rega, lançar uma aplicação para telemóvel e edições especiais com plantas típicas de certas zonas do país ou do mundo".
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Os dois promotores do projecto têm as contas feitas e tanto querem estar presentes no mercado nacional - avaliado em cerca de "30 milhões de euros", diz a empreendedora - como iniciar a exportação para países como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. São "mercados avaliados para a categoria 'gift' em 17,7 mil milhões de euros por ano", sublinha Rita Ramos. Antes deste salto, a empresa tem de encontrar os parceiros e os distribuidores que o permitam dar. Lojas "gourmet", floristas e livrarias são os alvos ideais.
100% nacionais
O projecto Stufa é "100% nacional", afirmam os seus fundadores, Miguel Ramos, de 27 anos, e a irmã, Rita, de 32. Ao irmão mais novo coube desenvolver o projecto gráfico, desde as fotografias à definição do aspecto gráfico e logotipo.
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A irmã foi responsável pelos conteúdos científicos, estratégia e desenvolvimento do negócio. Recentemente, juntou-se à equipa Diogo Almeida, também com 27 anos, que dará apoio na gestão e na componente financeira. A Stufa trabalha em parceria com casas de comercialização de sementes nacionais, algumas mesmo muito antigas que já andam a lançar sementes à terra desde 1830.
Tudo num "kit"
A experiência de plantar e utilizar ervas aromáticas em casa foi desenhada para que "qualquer pessoa", independentemente dos seus conhecimentos de jardinagem, "se sentisse confiante e gozasse totalmente da experiência de plantar e colher os seus próprios temperos". Tudo está dentro de um "kit" que contém um livro explicativo "para não se meter os pés pelas mãos", sementes suficientes para 10 vasos de nove centímetros de diâmetro e identificadores de vasos em madeira, reutilizáveis. Está disponível a referência bilingue, em português e inglês, no kit Manjericão, Salsa e Coentros. Prevê-se, no futuro, a extensão a outros "kits" e vasos com sistema de auto-rega. Custa 17,90 euros.
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