Inovação: Portugal é o 14.º mais inovador da UE estando abaixo da média europeia
Portugal é o décimo quarto país mais inovador da Europa, de acordo com os dados divulgados pelo Painel de Inovação, realizado pela Comissão Europeia. Ainda que esteja à frente de países como Espanha e Itália, Portugal está abaixo da média europeia, como se pode ver na imagem presente no comunicado da Comissão Europeia.
PUB
Os líderes em matéria de inovação são: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Reino Unido e Alemanha. "A Suécia continua a ser líder da inovação, enquanto a Lituânia, Malta, os Países Baixos, a Áustria e o Reino Unido apresentam o crescimento mais rápido da inovação", refere o comunicado enviado às redacções pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Os países classificados como tendo uma inovação forte são: Áustria, Luxemburgo, Bélgica, Irlanda, França e Eslovénia. Sendo que, deste leque, apenas a Eslovénia tem uma classificação abaixo da média europeia.
Entre os inovadores moderados, grupo em que Portugal está incluído, encontram-se países como a República Checa (único país à frente de Portugal), Estónia, Malta, Itália, Espanha e Grécia.
PUB
"Numa perspectiva global, a UE está a recuperar o atraso relativamente ao Canadá e aos EUA, mas a Coreia do Sul e o Japão estão mais avançados. A China apresenta os progressos mais rápidos entre os concorrentes internacionais", acrescenta o comunicado.
Elzbieta Bienkowska, Comissária Europeia responsável pelo Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, em comunicado, refere que "a indústria da UE continua a inovar, mas estamos ainda aquém dos líderes mundiais em matéria de inovação". "Em tempo de globalização e rápida mudança tecnológica, a inovação continua a ser essencial para a prosperidade dos cidadãos europeus e da economia europeia em geral".
Carlos Moedas, Comissário responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, opta por sinalizar que este " Painel mostra que ainda é possível fazer mais para melhorar o desempenho da investigação e da inovação". "Por isso, estamos a orientar o apoio para os inovadores de ponta através do projecto-piloto ‘Conselho Europeu da Inovação’, ao abrigo do programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda