Apple, Facebook, Google e Amazon vão ser ouvidas no Congresso no final do mês
Tim Cook, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Sundar Pichai. Os quatro CEO de Apple, Facebook, Amazon e Google estarão presentes no Congresso dos Estados Unidos, no final de julho, numa audiência dedicada à lei da concorrência, após o pedido do comité da Câmara dos Representantes no mês passado.
A informação foi adiantada pela jornalista do New York Times, Kara Swisher, através do seu Twitter, em que a própria afirma que David Cicilline, representante democrata de Rhode Island, lhe confirmou a ida dos quatro presidentes das empresas ao Congresso, para testemunharem sobre questões concorrenciais. Em junho, o departamento de Justiça dos Estados Unidos estaria a equacionar avançar com uma acusação sobre a Apple, em como a empresa liderada por Tim Cook estaria a lidar com os seus fornecedores de forma inconstante, aplicando regras diferentes entre eles, segundo o Politico.
PUB
Isto depois de a Comissão Europeia ter dito que iria investigar se as regras seguidas pela loja de aplicações da Apple violam, ou não, os princípios de concorrência.
A investigação surgiu após queixas avançadas pelo Spotify e por um distribuidor de livros e livros áudio, que apontam falhas na dinâmica de concorrência dos respetivos mercados dentro da loja da Apple. A empresa da maçã possui duas aplicações concorrentes destas: a Apple Music e a Apple Books.
PUB
Esta audiência sobre a concorrência marca um regresso das empresas ao Congresso dos Estados Unidos. Só a Apple tinha escapado, até agora, ao escrutínio de Washington.
Saber mais sobre...
Saber mais Apple Music Tim Cook Facebook Google Jeff Bezos Amazon Sundar Pichai Mark Zuckerberg economia negócios e finanças Informação sobre empresasAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda