Gigafábrica de IA em Sines aponta a faturação de 1,6 mil milhões em 2030
É uma das grandes apostas do Banco Português de Fomento (BPF). A instalação de uma gigafábrica de Inteligência Artificial (IA) em Sines, cuja candidatura foi entregue em Bruxelas, deverá alcançar 1,6 mil milhões de euros de receitas em 2030, avança o Diário de Notícias esta segunda-feira.
A revelação foi feita pelo CEO do BPF, Gonçalo Regalado, durante a conferência Economic Outlook, promovida pela PSO.
PUB
O investimento previsto ascende a quatro mil milhões de euros, estando o arranque da construção, caso a candidatura seja aceite, previsto para o próximo ano e o início da atividade no ano seguinte. Os lucros, no valor de 210 milhões de euros, deverão chegar em 2030.
A candidatura portuguesa é feita por um consórcio onde o BPF atua como entidade coordenadora, com o apoio do Governo português e a participação de empresas como a Altice Portugal, Bial, Sonae, Nos, Nokia, Siemens, Defined.AI, Hovione, IMGA, Beyond Vision, Visabeira e Fugro.
Saber mais sobre...
Saber mais Investimentos Empresas Inteligência artificial Lucros Sines Banco Português de Fomento Pedro Bial Siemens AG Sonae Altice Portugal Hovione FUGRO Beyond Vision Visabeira Outlook.com NokiaMais lidas
O Negócios recomenda