Gigafábrica de IA em Sines aponta a faturação de 1,6 mil milhões em 2030
É uma das grandes apostas do Banco Português de Fomento (BPF). A instalação de uma gigafábrica de Inteligência Artificial (IA) em Sines, cuja candidatura foi entregue em Bruxelas, deverá alcançar 1,6 mil milhões de euros de receitas em 2030, avança o Diário de Notícias esta segunda-feira.
A revelação foi feita pelo CEO do BPF, Gonçalo Regalado, durante a conferência Economic Outlook, promovida pela PSO.
PUB
O investimento previsto ascende a quatro mil milhões de euros, estando o arranque da construção, caso a candidatura seja aceite, previsto para o próximo ano e o início da atividade no ano seguinte. Os lucros, no valor de 210 milhões de euros, deverão chegar em 2030.
A candidatura portuguesa é feita por um consórcio onde o BPF atua como entidade coordenadora, com o apoio do Governo português e a participação de empresas como a Altice Portugal, Bial, Sonae, Nos, Nokia, Siemens, Defined.AI, Hovione, IMGA, Beyond Vision, Visabeira e Fugro.
Saber mais sobre...
Saber mais Investimentos Empresas Inteligência artificial Lucros Sines Banco Português de Fomento Pedro Bial Siemens AG Sonae Altice Portugal Hovione FUGRO Beyond Vision Visabeira Outlook.com NokiaQue eleições são estas?
Ninguém escapa à demagogia
Mais lidas
O Negócios recomenda