Papa: Operadoras de telecomunicações reforçam cobertura para Fátima
As operadoras Meo, Nos e Vodafone instalaram antenas adicionais e reforçaram a sua capacidade e cobertura face à expectativa de uma grande multidão em Fátima.
PUB
Segundo fonte oficial da Meo, a cobertura de Fátima por parte da operadora é reforçada com cinco antenas móveis, numa operação que envolve 175 profissionais "no planeamento e construção das infraestruturas de suporte, manutenção e prevenção".
PUB
Com a visita do papa, a operadora conta com um Centro de Comando Operacional, com dois polos de actuação - em Lisboa e em Fátima -, que "actua em colaboração com todas as autoridades nacionais envolvidas nesta visita".
PUB
De acordo com a Meo, foi também "ampliada e reforçada a conectividade internacional, fixa e móvel, para fazer face ao fluxo de visitantes internacionais esperados em todo o país".
PUB
Também a Nos vai realizar "um reforço da rede móvel e fixa, que passa pelo aumento de capacidade e redundância de todas as estações da região de Ourém", instalando ainda "quatro antenas provisórias" nos dias da visita do papa, na sexta-feira e sábado, afirmou à Lusa fonte oficial da operadora.
"A Nos terá ainda equipas dedicadas ao evento em prevenção em Fátima e remotamente em monitorização", sendo ainda "redobrada a atenção à área de TV face aos muitos diretos previstos no local", frisou.
PUB
A Direcção de Comunicação Externa da Vodafone Portugal, em resposta por 'email' à agência Lusa, informou que vai haver um aumento de 94% da capacidade "em relação a uma operação normal de celebração do dia 13 de Maio em Fátima".
PUB
"Tendo em conta a dimensão e complexidade do acontecimento, a Vodafone Portugal tem em curso um exaustivo plano de reforço de cobertura e capacidade 2G, 3G e 4G da sua rede de comunicações", afirmou a operadora, sublinhando que também instalou "estações móveis adicionais em Fátima".
Francisco será o quarto papa a visitar Fátima e vai presidir ao centenário dos acontecimentos na Cova da Iria.
PUB
Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).
PUB
O papa presidirá no sábado à cerimónia de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.
Saber mais sobre...
Saber mais Meo Nos Centro de Comando Operacional Direcção de Comunicação Externa da Vodafone Portugal Bento XVI Jacinta Marto Igreja Católica políticaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda