Porto de Aveiro projeta receber comboios de 750 metros de comprimento
O Porto de Aveiro vai construir um novo terminal intermodal e expandir o feixe de linhas para a receção e expedição de mercadorias em comboios de 750 metros, num projeto de 16 milhões de euros, foi hoje divulgado.
Segundo fonte portuária, o projeto, que visa permitir a circulação de comboios até 750 metros, tem já garantido financiamento comunitário e a obra deverá iniciar-se em janeiro de 2023, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano seguinte.
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De acordo com o 'site' da Administração do Porto de Aveiro (APA SA), o projeto encontra-se em fase de avaliação ambiental, processo que aquela entidade espera ver concluído até setembro.
O projeto de construção do Terminal Intermodal e melhoria dos feixes ferroviários na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI) foi submetido a financiamento comunitário pela administração portuária, destinando-se à expansão da capacidade e melhoria das infraestruturas ferroviárias do porto.
Segundo é anunciado pela administração do porto, o projeto "consiste na construção de terminal intermodal com 9,4 hectares de área e na expansão do feixe de linhas de receção/expedição de composições ferroviárias de modo a permitir a operação de comboios até 750 metros de comprimento e um aumento da eficiência dos serviços ferroviários prestados".
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"Preconiza-se com a execução do presente investimento o reforço da conectividade do Porto de Aveiro no corredor Aveiro-Salamanca-Valladolid/Madrid, de modo a proporcionar a captação de novos negócios para o porto e o aumento da sustentabilidade ambiental dos fluxos logísticos", justifica.
A área de implantação do novo Terminal Intermodal tem um investimento previsto de cerca de 16 milhões de euros e possui financiamento aprovado de cerca de 47,3%, através do mecanismo Connecting Europe Facility (CEF 2).
O objetivo da administração do porto em criar condições para passar a receber comboios de 750 metros está alinhado com a estratégia definida pela Infraestruturas de Portugal (IP) de "dotar os principais corredores ferroviários de mercadorias, designadamente as ligações fronteiriças", de condições para a circulação de comboios desse comprimento.
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O aumento dos comboios de mercadorias para os 750 metros tem sido defendido no setor como "fator impulsionador do transporte de mercadorias", sendo considerado "mais eficiente, fiável e dinâmico", além de permitir "uma velocidade mais constante".
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