Porto de Sines lidera crescimento do "top 15" europeu no semestre

O porto alentejano cresceu 25% na primeira metade deste ano com a crise do Mar Vermelho, que levou a reajustar as rotas do Atlântico e do Mediterrâneo. Sines mantém-se como 14.º maior porto europeu, mas distanciou-se de Marselha.
Luís Guerreiro
Maria João Babo 29 de Agosto de 2024 às 16:09

Sines foi o que mais cresceu, entre os maiores portos da Europa, no primeiro semestre deste ano, apresentando uma variação positiva de 25% face ao período homólogo de 2023.

PUB

Em comunicado, a administração do porto alentejano salienta que "com a crise do Mar Vermelho a ditar reajustes nas rotas do Atlântico e do Mediterrâneo, os portos de Sines, Barcelona e Valência registam um crescimento sustentado com 25%, 23% e 14%, respetivamente".

Sete dos portos que integram o "top 15" europeu cresceram a dois dígitos neste período, com Sines a liderar esse crescimento.

PUB

Com uma movimentação de cerca de 990 mil TEU (unidade equivalente a um contentor) na primeira metade do ano, a administração portuária frisa que Sines consolidou a 14.ª posição no ranking, "distanciando-se de Marselha, que ocupa a 15.ª posição, e mantendo o objetivo de continuar a aproximar-se da 13.ª posição, ocupada por Gdansk".

"Com as obras de expansão ainda em curso, e mantendo a senda de crescimento que tem vindo a pautar em 2024, as previsões para o porto de Sines para este ano estimam ultrapassar a barreira dos 2 milhões de TEU", prevê ainda a administração do porto alentejano.

A PSA Sines está neste momento a desenvolver o projeto de expansão da fase III no terminal de contentores do porto alentejano (terminal XXI) que tem previsto investimentos de 412 milhões de euros.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais portos Sines infraestruturas
Pub
Pub
Pub