Aeroporto de Lisboa transportou 7,6 milhões de passageiros no primeiro trimestre
O Aeroporto Humberto Delgado movimentou 7,6 milhões de passageiros no primeiro trimestre do ano, tendo concentrado 54,6% do movimento total de passageiros. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta sexta-feira evidenciam que o aeroporto de Lisboa registou um aumento homólogo de 1,4% e de 4% em relação ao trimestre anterior.
Por sua vez, o aeroporto do Porto ficou em segundo lugar no maior volume de passageiros movimentados em Portugal, representando 23% do total. O Aeroporto Sá Carneiro comportou um aumento homólogo de 2,6% e movimentou 3,2 milhões de passageiros.
PUB
"No primeiro trimestre de 2025, o tráfego aéreo internacional movimentou 11,5 milhões de passageiros (+3%), tendo concentrado 82,1% do tráfego total. O peso do movimento internacional ascendeu a 91,5% em Faro, 89,2% em Lisboa e 87,1% no Porto", sustenta o relatório do INE.
Enquanto isso, o aeroporto de Faro assistiu ao transporte de 1,2 milhões de passageiros nos primeiros três meses do ano, num aumento homólgo de 4%. Já o aeroporto do Funchal verificou um crescimento de 7,2% em relação a igual trimestre do ano passado e movimentou 1,1 milhões de passageiros.
Já o aeroporto de Ponta Delgada movimentou 450,2 mil passageiros, num acréscimo de 4% em relação ao mesmo trimestre de 2024.
PUB
Os dados do INE indica que o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente nos primeiros três meses de 2025 "mantiveram-se, em média, acima dos valores registados no trimestre homólogo". Março foi o mês que registou o maior desembarque médio diário, num movimento de 88,2 mil passageiros.
Saber mais sobre...
Saber mais Transportes Aviação Aeroporto de Lisboa Humberto Delgado Instituto Nacional de Estatística Lisboa Porto FaroAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda