A disrupção é "uma necessidade". Como fazê-lo?
"A disrupção não é uma moda mas uma necessidade". Quem o garante é Luís Rasquilha, CEO da consultora Inova Consulting, sedeada no Brasil. O que fazer então para ser disruptivo?
PUB
A questão ocupou a manhã deste sábado, 10 de Dezembro, no 42º congresso das Agências de Viagens e Turismo e Turismo (APAVT) em Aveiro – com um painel dedicado a "Factores de Competitividade e Estratégias Empresariais".
PUB
Luis Rasquilha, português a trabalhar no Brasil, faz uma comparação: "Nós estamos na nossa cama quentinha. E precisamos de sair dela". Mudar o negócio é impossível quando se está imerso nele. "Não é possível fazer disrupção a nós próprios", acredita.
PUB
Qual é então o caminho? "Recomendo que peguem em três ou quatro cabeças, as tirem daquele ambiente e os ponham a pensar". Arranjando um espaço na agenda semanal para o efeito, indo para um café ou centro comercial e olhar o negócio à distância.
PUB
"Portugal é o país da crise, mesmo quando não há crise. Está sempre uma desgraça. Quando está bom, quando está parado, quando está a cair. Não é o Governo que vai resolver o nosso problema, antes pelo contrário. Não é o FMI, não é a Europa. Somos nós", apelou ao auditório.
PUB
Luís Rasquilha defende que a "inovação não é tecnologia. Inovação são ideias novas e acção". Daí que não se estranhe de que o auditório, com empresários do sector do turismo, tenha sido lembrado que a sua missão é "vender sonhos e experiências". E que isso inclui fazer esse trabalho dentro da própria organização: "as pessoas pedem a demissão não é das empresas, é dos chefes".
PUB
O especialista explicou que a mensagem deve ser coerente e que os empresários têm de ter em preocupação as necessidades dos clientes, não se esquecendo de contar histórias. "Quando alguém vier empurrar-vos da cama, escrevem histórias como acharam nunca ser possível", advertiu lembrando que até as maiores companhias deixam de existir se não se adaptam.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Agências de Viagens e Turismo e Turismo Inova Consulting Luís Rasquilha APAVTMais lidas
O Negócios recomenda